Meio Ambiente Meio ambiente
Começam as coletas para Projeto Balneabilidade 2024-2025
O Projeto Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, está retornando para a temporada 2024/2025. Nesta edição,...
19/11/2024 17h07
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

O Projeto Balneabilidade, que determina se um local está próprio ou impróprio para banho, está retornando para a temporada 2024/2025. Nesta edição, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), vai monitorar 95 pontos de praias e balneários de 44 municípios do Estado, com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). As primeiras amostras foram coletadas no domingo (17/11) e seguem para a análise.

As coletas e análises das águas para o período do verão 2024/2025 serão realizadas pela Fepam, nos balneários oceânicos do Litoral Norte; pelo Sanep, nos balneários da Praia do Laranjal; e pela Corsan/Aegea, nos demais balneários interiores e oceânicos do Estado.

Classificação

As coletas serão realizadas semanalmente e atendem à definição das resoluções Conama nº 274/2000 e Conama nº 357/2005. A partir da quinta semana de monitoramento, será possível determinar a condição de balneabilidade de cada ponto, ou seja, a capacidade do corpo hídrico de propiciar banho recreativo e a prática de atividades esportivas de forma segura.

Continua após a publicidade

Por enquanto, durante as primeiras semanas de monitoramento, os banhistas e demais interessados irão verificar nas praias as placas com adesivo “Em análise” na cor laranja.

Primeiro boletim em dezembro

A divulgação dos resultados será sempre às sextas-feiras, e o primeiro boletim poderá ser conferido em 20 de dezembro, no site e nas redes sociais da Fepam, nas placas fixadas nos locais de divulgação e no aplicativo BALN .

Continua após a publicidade

O Projeto Balneabilidade é realizado pela Fepam anualmente, no verão, desde 1979, e está incluído na Operação Verão Total, desenvolvida pelo governo do Estado.

Municípios com pontos monitorados:

Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Secom