Entretenimento Estilo de Vida
Adoçantes culinários não são todos iguais
Entender a diferença entre eles pode ajudar em melhores escolhas na hora de preparar uma receita
18/11/2024 18h31
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

Os adoçantes culinários podem ser grandes aliados para quem deseja substituir o açúcar nas receitas. Mas existem diferenças entre os adoçantes culinários tradicionais e os adoçantes culinários aerados, que podem estar na forma, textura e calorias, influenciando no seu uso e na percepção do sabor. 

Os adoçantes culinários são compostos por edulcorantes, como sucralose, estévia, xilitol, eritritol e sacarina, entre outros. Alguns desses edulcorantes têm um poder de dulçor tão intenso que precisam ser combinados com um veículo para adicionar volume e facilitar o uso em receitas.

O edulcorante sucralose puro, por exemplo, é 600 vezes mais doce que o açúcar, tornando difícil medir proporções corretas sem um veículo como a maltodextrina, que também pode ser aerada para reduzir calorias, além de criar uma textura muito mais leve.

A Linea Alimentos, uma das principais empresas de produtos sem adição de açúcar do país, produz a sucralose culinária aerada. O produto pode ser utilizado em receitas nas mesmas medidas que o açúcar, mas com muito menos calorias. Uma colher de sopa de açúcar pesa 20 gramas, enquanto a mesma medida de sucralose aerada contém apenas 1,2 grama de adoçante. Com relação às calorias, a diferença também é grande. Uma colher de sopa do adoçante aerado tem cerca de 4 kcal, enquanto a de açúcar tem cerca de 80 kcal. “Uma xícara de adoçante culinário aerado pesa 10 vezes menos que uma xícara de açúcar. Por isso, com adoçantes aerados é possível desfrutar de sobremesas com menos calorias e uma textura leve e aerada”, explica a nutricionista Elaine Moreira.

Continua após a publicidade
  1. Adoçante culinário tradicional:
  1. Adoçante culinário aerado:


Segurança do consumo

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) esclarece que a maltodextrina, um polissacarídeo, não provoca os mesmos picos de glicose no sangue que o açúcar ou xarope de milho. Além disso, usar adoçante culinário em receitas com outros ingredientes, como ovos, leite, ajudam a controlar a liberação do carboidrato no sangue.