Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, o Movimento Negro Raízes recebeu a confirmação de que será agraciado, pela quarta vez, com o Prêmio Zumbi dos Palmares, a mais importante honraria dedicada à valorização da comunidade afrodescendente no Rio Grande do Sul. A coordenação do movimento, representada por Solana Corrêa e Marcus Flávio, foi comunicada oficialmente sobre o reconhecimento, que será concedido por sua destacada atuação social em 2024.
Instituído em 2007, por meio da Resolução 3.005, e atualizado posteriormente, o Prêmio Zumbi dos Palmares tem como objetivo homenagear personalidades e entidades que atuam em prol da comunidade afrodescendente no estado. O prêmio é um tributo a Zumbi dos Palmares, líder negro e ícone da resistência contra a escravidão no Brasil, sendo conferido anualmente pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Neste ano, a cerimônia de entrega ocorrerá em Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra, no dia 21 de novembro de , às 14h, no plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O Movimento Negro Raízes já foi premiado com o Prêmio Zumbi dos Palmares em outras três ocasiões: 2018: Categoria Cultural, 2019: Categoria Social e 2021: Categoria Cultural. Além das premiações estaduais, o movimento também recebeu homenagens das Câmaras de Vereadores de Caxias do Sul (2018), Bento Gonçalves (2020) e Carlos Barbosa (2022). Em 2021, a Secretaria Estadual de Cultura reconheceu a trajetória de Solana Corrêa, coordenadora do movimento, como ativista negra de destaque.
Essas conquistas consolidam o Movimento Negro Raízes como uma das entidades mais reconhecidas e respeitadas na luta pela valorização da cultura afrodescendente e pela igualdade racial no estado do Rio Grande do Sul.
A premiação coincide com a comemoração pela primeira vez do Dia da Consciência Negra como feriado nacional, após a promulgação de um decreto presidencial no final de 2023. A data, celebrada em 20 de novembro, homenageia a memória de Zumbi dos Palmares e reforça a luta pela liberdade, igualdade racial e combate ao racismo. O Dia da Consciência Negra, instituído pela Lei Nº 12.519 de 2011, já era feriado em alguns estados e municípios, mas agora se torna um marco nacional para reflexão e ação em prol da equidade racial no Brasil.
Mín. 17° Máx. 29°