Após vários meses de espera, chegou o segundo rebocador da empresa Lacel para garantir o serviço de travessia da balsa entre as cidades de Santa Tereza e São Valentim do Sul. A embarcação chegou no final da manhã e o serviço da balsa foi interrompido por cerca de duas horas.
A chegada do novo equipamento atende uma exigência do edital de licitação, cuja falta gerava insatisfação entre os usuários do serviço. Em redes de comunicação sobre o serviço, usuários relataram dificuldades frequentes devido à utilização de um rebocador reaproveitado. Esse equipamento, herança da balsa anterior que foi arrastada pela enchente do Rio Taquari em setembro de 2023, falhava com frequência, causando longas filas e espera para motoristas.
Na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, a embarcação teve que ser escorada em um barranco na encosta do rio após uma pane do rebocador. De acordo com informações de passageiros que estavam na embarcação, houve uma pane no motor do rebocador, fazendo com que a embarcação ficasse à deriva no rio. Apesar do susto, os profissionais conseguiram levar a balsa até a encosta do rio, no lado de Santa Tereza. Uma âncora foi lançada na água para evitar que a embarcação desça rio abaixo. "A situação foi bem tensa. Na minha opinião, a empresa teria que ter um rebocador reserva à disposição para continuar o serviço quando houver essas panes. Será que vão esperar uma tragédia acontecer para ver essa situação?", questionou um ocupante da balsa.
Agora com a chegada do novo rebocador, a sensação de segurança para os usuários da balsa deve aumentar. O equipamento foi transportado por um caminhão e foi entregue por volta das 11h30, no distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul. A travessia de veículos teve que ser interrompida momentaneamente para o descarregamento do equipamento. O serviço foi retomado por volta das 13h30.