As famílias carentes de Bento Gonçalves começam a receber a partir da segunda-feira, 20, a primeira remessa da produção de sabão caseiro feita na Comunidade Terapêutica. Aliado no combate ao Coronavírus, o produto será distribuído gratuitamente para famílias em vulnerabilidade social do município. Os equipamentos para produção foram emprestados pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), e a matéria prima foi doada por empresas da cidade.
De acordo com a prefeitura, a primeira remessa prevê a distribuição de 1.500 barras de sabão caseiro. Localizada no Passo Velho, a Comunidade Terapêutica é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pelo poder público municipal. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha os pacientes para tratamento.
A sede da Comunidade Terapêutica conta com horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores. Além disso, dentre as atividades, os internos realizam a produção de casinhas para cachorros, que integra o Projeto Posse Responsável, em conjunto com o Gabinete da Primeira-Dama.
Mín. 13° Máx. 29°