15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Principais causas de ressecamento e rachaduras nos pés

Embora seja possível esconder esse problema utilizando sapatos mais fechados, a rachadura nos pés incomoda muitas pessoas.

17/04/2020 às 13h40 Atualizada em 17/04/2020 às 13h56
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Os pés são, muitas vezes, negligenciados por grande parte das pessoas, que se preocupam com outras partes do corpo e se esquecem por fim de cuidar do ressecamento e das rachaduras nos pés.

Embora seja possível esconder esse problema utilizando tênis ou então sapatos, a rachadura nos pés incomoda muitas pessoas. E em alguns casos, pode se transformar em algo grave, exigindo, portanto, intervenção médica.

Apenas conhecendo as principais causas de rachadura e ressecamento dos pés é possível assim combater esse problema, deixando-os lisos, macios, saudáveis e bonitos para enfrentarem os desafios do dia a dia.

Além disso, os pés fazem parte do organismo humano tanto quanto o rosto ou então o cabelo. Saber cuidar deles revela beleza e também amor próprio!

Essa reação é proveniente de uma defesa natural do corpo, para proteger as camadas internas da pele contra fatores externos, que podem ser sapatos desconfortáveis, uso excessivo de chinelo, andar muito descalço, etc.

Com essa proteção, surgem então as rachaduras, decorrentes do surgimento de fissuras na pele, especialmente na região do calcanhar, que sofre com alterações climáticas, agressões químicas, doenças, entre outros.

São muitas as causas das rachaduras e do ressecamento nos pés, mas as principais são:

Alterações climáticas;

Psoríase;

Defeitos ortopédicos;

Diabetes;

Doenças vasculares;

Hereditariedade;

Obesidade;

Micoses;

Maus hábitos alimentares;

Problemas hormonais;

Idade;

Hábito de andar descalço.

Quando as rachaduras não são tratadas

Quando as lesões iniciais não são tratadas, surgem, então, as rachaduras graves nos pés. Que, em casos mais adiantados, podem sangrar e, portanto, causar muita dor. Há, ainda, a possibilidade de contaminação do local por bactérias, gerando por fim doenças mais sérias como a erisipela, por exemplo.

O cuidado inadequado com os pés leva ao acúmulo de bactérias, fungos, e outros microrganismos que proliferam associados aos calçados e tênis. Daí surge o mal cheiro, o famoso “chulé”, que gera muito desconforto e preocupação para a maioria das pessoas.

Rachaduras nos pés

A recomendação, para evitar que um ressecamento e rachaduras nos pés evolua, é buscar tratamento com um profissional da saúde: um médico dermatologista, farmacêuticos em Farmácias de Manipulação e um nutricionista. Apenas eles poderão indicar cremes, pomadas ou hidratantes feitos assim sob medida para garantir que por fim seus pés fiquem bonitos e saudáveis!

Todas as dicas, sugestões e informações contidas neste têm carácter meramente informativo. Portanto, elas não substituem em hipótese alguma o aconselhamento e acompanhamento individualizado de profissional da área médica.

As pessoas estão passando pasta de dentes nos pés antes de dormir ...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários