13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Detentas auxiliam na confecção de máscaras em Bento Gonçalves

Mulheres que estão no regime fechado estão tendo a oportunidade de aprendizado de uma profissão e, ao mesmo tempo, auxiliando pessoas carentes.

16/04/2020 às 11h45 Atualizada em 30/04/2020 às 12h59
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Cinco detentas do regime fechado da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves estão auxiliando na força tarefa instituída pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves através da parceria da Coordenadoria da Mulher e Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social – SEDES para confecção de máscaras de proteção.

A confecção se dará em dois momentos. A primeira etapa da confecção será feita com material doado pelo Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Bento Gonçalves e pela sociedade civil, e as máscaras serão distribuídas para a população em vulnerabilidade social; a segunda etapa consiste em confeccionar máscaras com tecido filtrante exclusivo para a área de segurança e de saúde, que será fornecido pela SUSEPE.

Desde janeiro, o Conselho da Comunidade vem articulando a instalação de uma oficina de costura no interior da penitenciária. Diante da situação do COVID – 19, o planejamento foi antecipado. O Conselho ressalta que só foi possível a concretização desta oficina face à doação de três máquinas de costura por uma empresária, com intermediação do Juiz da VEC Regional Dr. Nilton Filomena, e de três máquinas que o Conselho da Comunidade obteve junto à SUSEPE, bem como materiais recebidos em doação (linha e elástico) e adquiridos pelo Conselho da Comunidade - TNT.

Com a colaboração da Administração Prisional, de servidores da segurança e dos próprios detentos, foi adequado um espaço, no interior da Penitenciária, de acordo com as recomendações da ANVISA, isto é, as normas de higienização, ventilação e segurança estão sendo observadas. O trabalho é coordenado pela Assistente Social da SUSEPE, Jaqueline Vicensi, em parceria com duas voluntárias do Grupo Universal dos Presídios.

O Conselho da Comunidade entende que o trabalho laboral é de extrema importância para as detentas, neste momento, confeccionando as máscaras, pois, além da solidariedade, estão tendo a oportunidade de aprender um ofício, haja vista que atuam em todos os setores que envolvem a confecção: corte, costura e acabamentos.

De acordo com a presidente do Conselho e coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Regina Zanetti, “após este período de pandemia, a oficina irá permanecer atuando, com probabilidade de ampliação desta para confecção, inclusive, de uniformes para as demais Penitenciarias do RS e outros artigos que gerem renda para os reeducandos”, destacou Regina.




* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários