Existia um lugar mágico... Sabe esses lugares onde vamos e parece que viajamos para mundos diversos sem sair do lugar? Quase que uma experiência transcendental. Pois é, havia um lugar desses. Naquele lugar existia a magia, objetos mágicos, cenários mágicos e pessoas reais com vontade de fazer cada vez mais e mais. As pessoas ainda existem, o lugar, pelo menos onde estava, não existe mais, até existe, mas não tem alma, nem a magia.
Tive a oportunidade de conhecer esse lugar, sei que talvez existam outros lugares parecidos espalhados pelo mundo, mas esse era tão alegre, tão mágico, tão próximo e receptivo…
Acontece que por vezes perdemos a essência de sonhador e viramos escravos do caos, corremos em círculos buscando algo que poderíamos encontrar se decidirmos parar. Se decidirmos olhar as nuvens, as estrelas, as árvores, as flores, o rio, ou o simples chão bruto onde pisamos também com certa brutalidade... E esquecemos que viver ainda é necessário.
Há lugares que permitem que façamos isso, quase que um túnel do tempo que nos leva ao passado para que possamos vislumbrar o futuro sem sequer, sair do presente, pois o lugar é o presente. O presente que foi dado e que pode ser tirado, aí então o sonho deixa de ser sonho, eis que surge o peso do pesadelo e ficamos a deriva sem saber pra onde vai o Quindim…
Há poucos dias os pequenos amantes da leitura se depararam com a notícia de que o Instituto Quindim deixou de existir no local onde estava por dez anos, o lugar mágico transformou-se numa sala vazia, mas a magia está solta no ar e no coração de todos aqueles que um dia puderam sentir a boa energia que momentos de leitura nos propiciam, principalmente quando esses momentos são compartilhados com as crianças que tanto precisam de momentos de Paz, de concentração e de conhecimento.
Espero que quando você esteja lendo essa coluna, as coisas já tenham se ajustado e o querido Instituto Quindim que foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura de Caxias do Sul em 2020 volte a ter um espaço ainda mais amplo, mais alegre, mais mágico... E que você possa desfrutar dessa magia e do conhecimento proporcionado pelos livros. SIM!!! Pelos livros, pela busca daquilo que não encontramos nos atuais meios de propagação de verdades prontas e conteúdos vazios.
Assine o manifesto "Uma Casa para o Quindim" acessando este link forms.gle/bhkqSsrgdqWw5XvJ6