Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, o clima é ideal para o consumo de alguns alimentos. Mesmo para aqueles que detestam ver os termômetros marcando que o clima esfriou, há bons motivos para comemorar. Isso porque essa é também a época do pinhão.
Semente da araucária, árvore abundante no estado do Paraná, o pinhão é muito confundido com a fruta que lhe dá origem. Na verdade, o fruto da araucária é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão.
Ingredientes
200 gramas de arroz carnaroli
700 ml de caldo de carne
50 ml de vinho branco
40g de cebola
3g de alho
30ml de azeite de oliva
80g de manteiga
150g de pinhão descascado
250g de cordeiro
50g de queijo ralado
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Cozinhar o pinhão em água, descascar, cortar em lâminas, refogar na manteiga e reservar.
Refogar o cordeiro no azeite ou na manteiga e reservar.
Refogar a cebola e o alho até ficar transparente. Acrescentar o arroz e o vinho branco. Quando evaporar, ir acrescentando o caldo aos poucos, à medida que for sendo absorvido, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta. Quando o arroz estiver al dente, faltando uns cinco minutos para ficar pronto, acrescentar os cubos de cordeiro e os pinhões, mexer e verificar o tempero. Finalizar com queijo ralado e decorar com alguns pinhões e salsinha picada.
Nutrientes do pinhão
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) 100g do fruto cozido contem 3,15g de proteína vegetal, 33,2g de carboidrato disponível, 10,7g de fibra alimentar e 176 calorias. O pinhão contém também vitaminas e minerais, com destaque para o potássio – 728mg/100g.
Atenção, as pesquisas indicam que existem diferenças na composição do alimento cru e do cozido em água. Isso é devido, principalmente, ao aumento na umidade após o cozimento. Ao se cozinhar a semente, alguns minerais acabam sendo perdidos na água.
Mín. 15° Máx. 18°