Uma fiscalização da Marinha do Brasil interrompeu o serviço da balsa entre Santa Tereza e São Valentim do Sul pelo Rio Taquari. A suspensão se deve a problemas na documentação da embarcação. A suspensão é por tempo intedeterminado.
De acordo com informações preliminares, os responsáveis pela embarcação não possuíam o Cartão de Tripulação de Segurança (CTS). Ele é o documento que diz qual é o número mínimo de tripulantes, distribuídos de forma qualitativa, que uma embarcação deve possuir, sendo que tripulantes são aquelas pessoas que trabalham na embarcação para levá-la até o seu destino. Sem essa documentação, a embarcação não pode navegar fazendo a travessia de veículos no Rio Taquari.
A documentação tinha que ter sido renovada pela empresa Lacel, responsável pela embarcação, mas não teria sido feito. Informações extraoficiais dão conta de que a empresa teria feito o pedido de renovação há duas semanas, mas ainda não tinha a liberação da Marinha do Brasil.
Desde fevereiro, a balsa é o principal meio de travessia entre as duas cidades, e também permite a ligação com Bento Gonçalves. Isso porque a ponte que conectava os municípios foi destruída pela enchente de setembro de 2023. Em maio deste ano, a intensa chuva voltou a elevar o nível do Rio Taquari. Por consequência, a balsa que operava há poucos meses foi levada pelas águas e foi parar no município de Estrela, no Vale do Taquari. Com isso, a atual balsa começou a operar em julho, quando a empresa colocou a nova estrutura em funcionamento.