A pandemia do novo coronavírus transformou a rotina da população. As atividades do dia-a-dia foram, em grande parte, interrompidas, inclusive incluindo os exercícios físicos. A inatividade neste período de confinamento pode ocasionar um aumento de ansiedade e trazer possíveis consequências maléficas para a saúde. Manter-se em atividade e seguir uma rotina de exercícios são fundamentais para o bem-estar, mas requerem sérios cuidados.
O exercício físico traz inúmeros benefícios, sobretudo neste período crítico de isolamento social, como explica o profissional de educação física e atleta do Farrapos, Guilherme Coghetto: “De modo geral, a prática do exercício auxilia na produção de alguns hormônios de bem-estar que ajudarão a controlar a ansiedade, que pode estar aumentada pelo isolamento. Outro benefício do exercício físico será o equilíbrio da composição corporal, principalmente neste período no qual a ingestão calórica pode aumentar; resultado de as pessoas estarem em casa e se movimentarem menos. Logo, a prática do exercício aumenta o gasto calórico e ajuda a controlar o peso”, salienta.
A educadora física, mestre em ciência do movimento humano e especialista em terapias integrativas, Aline Rodrigues, sentiu o impacto do confinamento em sua rotina de exercícios, mas não deixou a pandemia abalá-la. “Ficar parada me assusta. Logo arranjei coisas para fazer e tento me movimentar o máximo que posso. Sempre fui ativa, tento passar isso para o meu filho, de cinco anos. O movimento é fundamental para a saúde física e mental em todas as idades”, comenta.
No entanto, no improviso de casa, os cuidados com os exercícios físicos necessitam ser redobrados. No caso da Aline, por ser uma profissional da área, já conhece muito bem o que fazer, porém, para as pessoas que desejam manter uma rotina de treinamentos no aconchego de sua residência, é importante o auxílio de um educador físico profissional. “Trouxe para casa alguns acessórios, cama elástica, colchonetes, bola e mantive com ele (filho de 5 anos) uma rotina de brincadeiras e movimento. Eu sigo me exercitando de forma planejada. A dica mais importante é a necessidade da orientação de um profissional capacitado para tanto. Sem isso, toda e qualquer rotina de treino se torna perigosa e ineficiente”, explica.
Muitos exercícios podem ser realizados sem que haja a necessidade de contar com aparelhos específicos para a prática. No entanto, Coghetto salienta que, com um educador físico ao lado, os riscos de lesões ou outras consequências nada agradáveis podem ser completamente zeradas. “Existe uma grande variação de exercícios que podem ser realizados somente com o peso corporal, que trarão muitos benefícios nas práticas diárias de qualquer pessoa, como estímulos de estabilidade, mobilidade e flexibilidade. Mas é de extrema importância que todo exercício seja prescrito exclusivamente por profissionais de educação física”, ressalta Coghetto.
Segundo o profissional, deve-se ter todo o cuidado ao seguir aulas que circulam pela internet e redes sociais. “As pessoas devem ter muito cuidado com programas de treinos genéricos que estão sendo publicados por pessoas sem formação, ou por profissionais de outras áreas. Um dos principais fatores que devem ser respeitados em um programa de treino é a individualidade. Todo exercício deve ser prescrito mediante avaliações físicas, sejam posturais, funcionais ou de capacidades fisiológicas. Caso contrário, o exercício físico poderá trazer riscos de lesão e danos irreversíveis” salienta.
Dentre as dicas que os dois profissionais oferecem, duas delas se referem ao cuidado quanto a intensidade dos exercícios e a importância de um profissional capacitado na supervisão: “É muito importante que neste período a intensidade dos exercícios seja moderada. Algumas considerações devem ser levadas em conta principalmente neste momento, como limitar as sessões de treinos aeróbicos a no máximo uma hora, evitar cargas máximas no treinamento de força e não chegar na exaustão física”, ressalta Coghetto. "Acredito que a maior dica seja o cuidado. Procurem profissionais habilitados. A intensidade de treino nesse momento de pandemia é um fator muito importante é que deve ser levado em consideração por quem planeja uma sessão de treinamento”, complementa Aline.
A exemplo de Aline (CREF 024163), proprietária da clínica Autoral Wellness Center, a profissional possui um canal no youtube (Acesse aqui) onde ela oferece dicas de exercícios para serem realizados em casa no período de confinamento. Já Guilherme Coghetto (CREF 028593-G/RS), que atua no Farrapos Rugby Clube, e que já defendeu as cores da Seleção Brasileira, tem como especialidade, sobretudo, atletas de alto-rendimento (Acesse aqui).
Mín. 17° Máx. 27°