Após longos oito anos de ausência, o Brasil volta a contar com um piloto brasileiro titular na Fórmula 1. A equipe Sauber anunciou na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro, Gabriel Bortoleto, de 20 anos, como um de seus pilotos titulares ao lado de Nico Hulkenberg. O último brasileiro a participar de uma prova de Fórmula 1 como piloto titular foi Felipe Massa, no longínquo ano de 2017.
O piloto brasileiro comemorou a confirmação de sua contratação. “Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser simplesmente membro da equipe, pretendo crescer com este ambicioso projeto e alcançar o auge do automobilismo. Estou extremamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela oportunidade de trabalhar ao lado de um piloto experiente como o Nico. Ambos os programas (Sauber e Audi) têm um histórico comprovado de incentivo a jovens talentos e estou confiante de que juntos escreveremos a nossa própria história de sucesso”, afirmou Bortoleto.
Campeão da Fórmula 3 em 2023 e brigando pelo título da Fórmula 2 nesta temporada, Bortoleto chamou a atenção da principal categoria do automobilismo com seu desempenho nas pistas. O brasileiro, que estava na academia da McLaren desde o início de 2024, recebeu apoio da equipe britânica, mesmo mudando de escuderia.
O paulista de 20 anos ainda tem mais duas provas na Fórmula 2 junto à equipe Invicta Racing: em 30 de novembro e 1º de dezembro, o circo estará em Lusail, no Catar, e, na semana seguinte, parte para Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. Bortoleto tem 4,5 pontos de vantagem para o vice-líder, o francês Isack Hadjar, e venceu duas provas no ano: em Spielberg, na Áustria, e em Monza, na Itália.