17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Veranópolis registra o primeiro caso de coronavírus

Motorista de caminhão de 63 anos veio da Bahia há duas semanas e está internado no hospital. Sua esposa também é monitorada.

12/04/2020 às 22h29 Atualizada em 27/04/2020 às 12h11
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O município de Veranópolis registrou neste fim de semana o primeiro caso confirmado de paciente com coronavírus. A confirmação foi obtida neste sábado, e trata-se de um homem de 63 anos. A esposa dele também está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Veranópolis o paciente infectado é um homem de 63 anos. Ele trabalha como motorista de caminhão e retornou de uma viagem à Bahia há duas semanas. O paciente encontra-se internado, em isolamento, com quadro de saúde estável. 

O teste foi realizado por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS). Veranópolis foi a 80ª cidade do RS a ter pacientes positivos para a doença. Conforme a secretária de Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, o paciente buscou atendimento no Hospital São Peregrino Lazziozi por apresentar sintomas da doença ainda na quarta-feira, 8. Tanto ele quanto a esposa teriam iniciado o autoisolamento 10 dias antes, quando voltaram da viagem. O período recomendado de 15 dias se encerraria neste domingo, 12.

A secretária destaca que o  primeiro caso reitera a importância da comunidade seguir as orientações e medidas preventivas que já vinham sendo tomadas pela administração municipal desde o início da pandemia. Segundo ela, as ações visam proteger pessoas dos grupos de risco, sobretudo idosos, que somam uma população de 3,5 mil pessoas, diante do total de 26 mil habitantes da cidade. 

Um comitê especial criado para o enfrentamento da pandemia analisa semanalmente as ações municipais, de acordo com as decisões estaduais e com o contexto de Veranópolis. A fiscalização de estabelecimentos, sobretudo bares e restaurantes, foi intensificada. A cidade, que não contava com Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), já montou quatro leitos equipados para pacientes críticos e outros 14 específicos para pacientes respiratórios. O município também está distribuindo 10 mil máscaras de tecido à comunidade, sendo priorizados idosos e pacientes com comorbidades.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários