A obra de reconstrução da ponte destruída pelo Arroio Marrecão, em Santa Tereza, já está em ritmo acelerado. A ligação com a Linha José Júlio poderá estar retomada dentro de 45 dias, de acordo com o ritimo de trabalho atual. O custo da obra é de R$ 1,2 milhão às empresas envolvidas.
O município de Santa Tereza, um dos mais afetados, uma vez que sofreu cinco enchentes num período compreendido entre setembro de 2023 e maio de 2024, foi contemplado com a construção de uma ponte secundária, que ligará a área central a cerca de 10 comunidades do interior e a municípios vizinhos, além de encurtar significativamente a distância com a Região do Planalto. A Randoncorp Incorporadora está capitaneando a realização dos trabalhos.
A estrutura metálica terá cerca de 30 metros de extensão por 4 metros de largura. Ela será erguida entre 200 e 300 metros da obra que será construída com verbas provenientes da Defesa Civil Nacional, em projeto já cadastrado e contemplado. A capacidade de carga será de 45 toneladas. Para a edificação tomar forma e ser entregue num curto espaço de tempo – de 30 a 45 dias – a Randocorp contará com a parceria da Arcelor, na doação dos vergalhões, e da JB Engenharia, na elaboração do projeto e execução da obra. O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) também apoia a iniciativa.