Sob aplausos atestando o reconhecimento e apreço da comunidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves comemorou seu 70ª aniversário de fundação com um jantar beneficente na noite de 31 de outubro. A programação ocorreu no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e reuniu cerca de 450 pessoas.
"Esse é um momento de reconhecimento e gratidão a todos que construíram essa história, aos que fizeram com que o Corpo de Bombeiros Militar chegasse forte, sadio e vívido aos 70 anos. É uma trajetória que foi construída em conjunto e que se confunde com a de Bento Gonçalves. É uma honra prestar serviço para essa comunidade, que apoia, que une a atuação da iniciativa privada e do poder público aos nossos esforços para atender com excelência à sociedade", disse o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves, Capitão Gustavo Kist.
Em reconhecimento a esse amplo rol de parceiros, o Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves entregou uma série de homenagens a representantes de empresas, entidades, instituições e poder público do município. Evidenciando a relevância dessa aliança, o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, Carlos Lazzari, lembrou o trabalho qualificado como heroico protagonizado pela corporação sobretudo durante as enchentes de maio. "A oportunidade da celebração dos 70 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves é o melhor momento para manifestarmos, em nome do CIC-BG e de toda classe empresarial, o agradecimento à corporação, cujo trabalho em associativismo com o Unidos por Bento foi fundamental para atender a comunidade naquele que foi um dos episódios de maior necessidade. Com essa colaboração, vidas foram salvas e a normalidade pôde ser restabelecida no interior", destacou.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, relembrou uma série de passagens vivenciadas durante a tragédia das cheias e enalteceu a grandeza da instituição. "Precisamos agradecer a todos os bombeiros que já passaram por Bento Gonçalves, que fizeram história na nossa região, atendendo ativa e diariamente a comunidade, e de forma muito especial àqueles que serviram durante a catástrofe de maio. Por mais desafiadora que tenha sido a situação, foi uma honra ter contado com a corporação em um momento tão complexo. Com essa união, nosso exemplo ecoou pelo país e mostrou nossa força enquanto povo. Parabéns a essa instituição que tanto fez, faz e continuará fazendo por Bento Gonçalves", disse.
Ainda com destaque na programação, todos os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar em Bento Gonçalves também foram homenageados durante a celebração e reconhecidos durante a manifestação do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. "Faço questão de evidenciar a importância de nossos bombeiros e fico deveras emocionado por estar à frente de uma instituição que reúne pessoas como essas, que não mediram esforços, muitas vezes colocando em risco as próprias vidas, para atender o RS, como bem vimos ocorrer também aqui na Serra gaúcha", disse. Ao agradecer o apoio da comunidade, evidenciou a importância dessa união de esforços e os resultados que dela advêm. "Somos fortes porque a sociedade nos abraça, e isso é reciproco por meio dos serviços que prestados", garantiu.
De cunho beneficente, o jantar comemorativo aos 70 anos do Corpo de Bombeiros Militar repartirá o lucro entre a aquisição de equipamentos para a própria corporação e, também, com a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves.
Entrega de viaturas
Outro momento marcante da programação foi a apresentação dos novos equipamentos e viaturas conquistados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves com apoio das empresas colaboradoras do PISEG (Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública) e de recursos oriundos de projetos aprovados pelo Ministério Público do Trabalho. Foram exibidos um caminhão ABT, uma ambulância e duas viaturas 4x4, totalizando investimentos que transcendem os R$ 2 milhões, os quais serão entregues ao fim do processo aquisitivo.
Sobre a corporação
O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves existe desde 1954, quando passou a operar em uma sede cedida pela prefeitura, um prédio de madeira, que abrigava efetivo de 12 homens. Em 2009, a corporação inaugurou o Quartel, localizado no bairro Fenavinho, em 2016 seu Centro de Capacitação e Treinamento, referência para cursos da instituição. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves conta com efetivo de 34 militares e estrutura com 13 viaturas, sendo três de combate a incêndio, duas para resgates, um guincho e cinco para transporte de pessoas, além de dois botes. Anualmente, são atendidos em média 1700 ocorrências e 3671 de ações de segurança contra incêndio.
Mín. 13° Máx. 29°