A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em videoconferência realizada nesta quarta-feira, dia 08, com os presidentes dos 16 clubes, da Divisão de Acesso de 2020, decidiu por postergar a retomada da competição para o mês de agosto. A medida observa as orientações de órgãos governamentais e autoridades sanitárias em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
A Divisão de Acesso está desde o dia 16 de março com os seus jogos suspensos. Até então foram realizadas somente três rodadas da competição estadual. Com o aval dos representantes dos 16 clubes do campeonato, a entidade máxima do futebol gaúcho anunciou que a competição retornará apenas no mês de agosto, e será disputada ao longo do segundo semestre.
Segundo anúncio oficial da FGF, cada um dos 16 times que disputa a Divisão de Acesso receberá, a título de adiantamento, a quantia de R$ 22 mil, com a finalidade de auxílio ao custeio de despesas. O valor corresponde a 35% da verba de ressarcimento, prevista no Regulamento Específico da Competição. Os clubes também serão isentados do pagamento das taxas administrativas da FGF referentes a registro, rescisão, renovação ou prorrogação de contratos de atletas, até o total de 60 jogadores.
Entre as demais deliberações da reunião, ficou estabelecido um período de 10 dias para a preparação das equipes, tão logo ocorra a previsão de liberação das atividades e definiu-se que as datas para registros de novos atletas com condições de jogo serão readequadas ao período da competição.
A fórmula da competição e os critérios que definirão campeão, vice-campeão e os rebaixados não sofrerão alterações. A “copinha”, prevista para ocorrer no segundo semestre do ano, ainda é uma incógnita.
Mín. 17° Máx. 27°