A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou de forma interna e via WhatsApp a alguns servidores que não conseguiria efetuar o pagamento da folha de outubro dos servidores ativos nesta quinta-feira, dia 31 de outubro. O problema seria devido a inconsistências no sistema de geração de dados, que inviabilizaram o processamento e envio dos pagamentos em tempo hábil ao banco. Os servidores inativos, no entanto, receberam o pagamento normalmente.
Segundo o comunicado extraoficial, os problemas são atribuídos a falhas no sistema fornecido pela empresa Abase, que foi contratada para prestar serviços de gestão de dados. A administração municipal informou que, em resposta a essas falhas, determinou a rescisão do contrato com a Abase na última sexta-feira, dia 25, devido ao cumprimento parcial das obrigações contratuais.
Para assegurar que problemas como esse não voltem a ocorrer, a Prefeitura também aplicou sanções à empresa, incluindo uma multa de mais de R$ 720 mil e o impedimento de participar de futuras licitações no município pelos próximos três anos.
Com isso, os servidores municipais ficam sem saber quando irão receber seu salário mais uma vez. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserp-BG) informou que não foi notificado da situação. A presidente do sindicato, Neilene Lunelli, traduziu a indignação dos servidores. "Recebemos um grande presente da prefeitura no mês do servidor público. Cadê a tal valorização? Uma falta de respeito em não comunicar o SINDICATO e a categoria de forma antecipada. Amanhã estaremos notificando o executivo. Prefeito, cumpra a Lei!", destacou a presidente.
Mín. 14° Máx. 25°