Os candidatos que irão participar da seleção de diretores e vice-diretores da Rede Estadual já podem consultar o local das provas de conhecimento específico. A avaliação, etapa obrigatória para se candidatar, acontecerá nesta sexta-feira (1/11), das 14h às 18h, nos municípios sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Para seguir na seleção, os interessados deverão alcançar a aprovação mínima de 60%, sem zerar a parte discursiva.
A prova será realizada presencialmente no formato digital, por meio dos chromebooks disponibilizados pela Secretaria da Educação (Seduc) nos locais indicados abaixo. Os participantes precisam estar atentos às regras do edital, que prevê o fechamento dos portões às 13h30. A orientação é chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
A avaliação é composta por uma parte objetiva que contém 60 questões, abordando conteúdos de interpretação de texto e português, além de conhecimentos específicos da gestão escolar, conforme a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar. Também há uma parte discursiva, com três estudos de caso.
O edital garante ainda a utilização do nome social para pessoas transgênero. Além disso, a prova oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e uma sala destinada à amamentação para aquelas que precisarem. Para essas situações, o candidato teve que indicar a solicitação de atendimento especializado na ficha de inscrição para a prova de conhecimentos.
Ao todo, 9.073 candidatos estão inscritos para participar da avaliação. As mudanças no processo de seleção abrangem cinco etapas (Curso de 60 horas com certificação, Prova de Conhecimentos, Formalização da Candidatura, Pleito e Homologação) e foram aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2023.
As alterações atualizaram a legislação anterior, datada de 1995, de forma a atender às exigências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para garantir o acesso aos recursos de complementação do governo federal referentes aos valores mínimos por aluno, estados e municípios devem estabelecer critérios de avaliação que considerem o mérito e o desempenho dos gestores escolares nas instituições públicas de ensino.
Mais informações podem ser consultadas no login de acesso de inscrições no site da Fundação Getúlio Vargas , que é responsável pela elaboração das provas.
1ª CRE Porto Alegre
2ª CRE São Leopoldo
3ª CRE Estrela
4ª CRE Caxias do Sul
5ª CRE Pelotas
6ª CRE Santa Cruz do Sul
7ª CRE Passo Fundo
8ª CRE Santa Maria
9ª CRE Cruz Alta
10ª CRE Uruguaiana
11ª CRE Osório
12ª CRE Guaíba
13ª CRE Bagé
14ª CRE Santo Ângelo
15ª CRE Erechim
16ª CRE Bento Gonçalves
17ª CRE Santa Rosa
18ª CRE Rio Grande
19ª CRE Santana do Livramento
20ª CRE Palmeira das Missões
21ª CRE Três Passos
23ª CRE Vacaria
24ª CRE Cachoeira do Sul
25ª CRE Soledade
27ª CRE Canoas
28ª CRE Gravataí
32ª CRE São Luiz Gonzaga
35ª CRE São Borja
36ª CRE Ijuí
39ª CRE Carazinho
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom
Mín. 14° Máx. 25°