Nos últimos dias, o Banco de Leite Humano AMA Tacchini entrou em alerta em função da diminuição dos estoques de leite materno. Atualmente, pouco menos de 32 litros estão disponíveis para utilização. O volume é capaz de alimentar os bebês da UTI Neonatal do Hospital Tacchini pelos próximos 11 dias.
A situação é considerada preocupante e, por isso, o auxílio da comunidade é imprescindível neste momento. "O leite materno é insubstituível, pois é o alimento mais completo para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Ele fortalece o sistema imunológico e é essencial para o crescimento de bebês prematuros, que têm necessidades específicas que somente o leite humano pode atender", descreve a nutricionista do Banco de Leite Ama Tacchini, Graziela Zortéa.
Até o momento, 687 mães já fizeram doações ao Banco de Leite AMA Tacchini em 2024. Juntas, elas ajudaram a alimentar 305 bebês prematuros que ficaram internados na UTI Neonatal da instituição. Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite.
As mamães podem fazer sua doação comparecendo ao Banco de Leite, que funciona todos os dias, das 8h às 18h, ou viabilizando a coleta à domicílio. A coleta à domicílio é feita a partir da parceria com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Segurança Pública e com o 6º BCom, que se responsabilizam pelo recolhimento e transporte do leite até o hospital.
Doações de toda Serra Gaúcha
O Ama Tacchini é o único banco de leite de toda a serra gaúcha. Por isso, o Hospital Tacchini viabiliza por conta própria a coleta de leite materno à domicílio em 5 outros municípios da região: Flores da Cunha, Caxias do Sul, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303, pelo email [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 9.9237 1842.
Mín. 15° Máx. 30°