A Associação Brasileira de Enologia (ABE) definiu o nome do Enólogo do Ano 2024. Ele é André Donatti, da Vinícola Campestre, de Vacaria. A premiação, que já homenageou 20 profissionais desde sua criação em 2004, foi anunciada durante um jantar de confraternização na última sexta-feira, 25 de outubro, reunindo cerca de 150 especialistas do setor de uva e vinho em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra.
André Donatti, atualmente enólogo chefe, responsável técnico e gerente-geral da Vinícola Campestre, possui uma carreira consolidada no setor. Com formação em Química pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), graduado em Gestão de Produção Industrial pela Uninter e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR, ele está há 15 anos na vinícola de Vacaria, possuindo mais de 20 anos de experiência no setor. Sua trajetória inclui experiências internacionais em países renomados no cenário vitivinícola, como Itália, França e Portugal, onde realizou viagens técnicas e cursos de aperfeiçoamento.
No momento do anúncio, Donatti encontrava-se na Itália, participando de uma imersão de qualificação na Sicília, que incluiu visitas a universidades de Enologia, centros de pesquisa e desenvolvimento, além de visitas técnicas na região. Apesar de sua ausência, a diretoria da ABE surpreendeu os presentes ao realizar uma videochamada ao vivo com Donatti, transmitindo para todos no evento a reação emocionada do enólogo ao receber a notícia.
O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destacou o mérito de Donatti ao colocar um de seus vinhos entre as 16 amostras selecionadas na Avaliação Nacional de Vinhos da Safra 2024, além de outras seis amostras classificadas entre os 30% representativos da produção nacional. "Temos uma seleção de grandes enólogos que merecem nosso respeito e admiração, e o André Donatti é um deles. Que nós, enólogos brasileiros, continuemos evoluindo como os melhores vinhos, emocionando e proporcionando prazer a todos que apreciam nossos rótulos", afirmou Morari.