11°C 23°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Serata Trentina aproxima elementos da cultura italiana à comunidade de Bento

Evento marcou o início de uma série de encontros mensais organizados pelo Circolo Trentino e a comunidade local, que visam aproximar o público dos saberes, sabores e tradições da cultura italiana.

27/10/2024 às 22h12
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Encontros mensais devem aproximar os moradores de Bento da cultura italiana
Encontros mensais devem aproximar os moradores de Bento da cultura italiana

Na última sexta-feira, 25 de outubro, a Via del Vino, em Bento Gonçalves, foi palco da “Serata Trentina”, um evento cultural promovido pelo Circolo Trentino di Bento Gonçalves, Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos e Trentino Promozioni. Com a colaboração do Circolo Friulano e do grupo Mãos de Palha, a celebração trouxe à tona o rico artesanato da dressa, além de elementos da cultura e da tradição italiana. 

Integrando a XXIV Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, a programação incluiu a declamação de poesias e trechos de livros em diferentes dialetos italianos, como o italiano, friulano, trentino e talian. O evento ganhou um brilho especial com a participação do maestro Geraldo Farina, que interpretou uma canção do compositor trentino Alberto Giordani, emocionando o público presente.

Um dos destaques da noite foi a degustação do tradicional "fanzelto", um pão de grão-sarraceno originário de uma época de escassez em que a farinha branca era rara. Esse pão, servido com embutidos e queijo, reproduz uma harmonização típica de Terragnolo, na região de Trento. Para acompanhar, foram servidos os emblemáticos vinhos “Rebo” e Chardonnay, típicos do Trentino.

A “Serata Trentina” marcou o início de uma série de encontros mensais organizados pelo Circolo Trentino e a comunidade local, que visam aproximar o público dos saberes, sabores e tradições da cultura italiana. O coordenador do Circolo Trentino, Sandro Giordani, celebrou a iniciativa como uma forma de unir cultura e convivência, fortalecendo a integração cultural da região. “Novas datas estão programadas para aproveitarmos o verão e a vindima que se aproxima”, destacou Giordani.

A roda de conversa proposta durante o evento estimulou o diálogo e a troca de experiências, permitindo aos participantes conhecer mais sobre o artesanato da dressa e as raízes gastronômicas da cultura italiana. Além disso, o ambiente informal favoreceu o encontro de amigos e o famoso “chiacolar” — uma conversa descontraída que resgata o espírito de confraternização italiano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários