Diante da paralisação do Gauchão 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, o Clube Esportivo Bento Gonçalves buscou formas de amenizar as consequências da parada obrigatória. Em comum acordo entre direção, jogadores e comissão técnica, foram estabelecidos novos contratos que prevêm uma redução de 70% dos salários e direitos de imagem dos atletas caso a competição estadual seja retomada.
Os vínculos firmados com os 28 jogadores que compõem o elenco, que se encerrariam no próximo dia 05 de abril, se estendem até um posicionamento oficial da Federação Gaúcha de Futebol sobre a continuidade, ou não, do campeonato – esperança alviazul para cumprir com os compromissos firmados. “Isso nos mostra que é possível encontrarmos alternativas viáveis com bom senso e diálogo, mesmo em meio à uma crise que afeta a todos”, ressalta o presidente do clube, Laudir Piccoli.
A folha salarial, que antes girava em torno de R$ 250 mil, agora passa a estar na casa dos R$ 70 a 75 mil. A aceitação do grupo de jogadores à proposta, inclusive, surpreendeu positivamente a diretoria alviazul. “Por unanimidade, todo o plantel aceitou a readequação dos contratos. Foi um ato de comprometimento com a torcida alviazul e um modelo de sucesso a ser seguido por outros clubes e por todos os setores da sociedade, pois esse é um exemplo que vem ao encontro do que a situação atual exige”, reforça. “Além do bom resultado obtido dentro de campo até aqui na competição, os atletas demostraram o excelente caráter como cidadãos e profissionais”, complementa.
Uma nova reunião entre os 12 clubes participantes do Gauchão 2020 e a FGF será realizada no dia 20 de abril. No encontro, a entidade deverá definir se o Gauchão será retomado, suspenso pro mais um período de tempo ou cancelado.
Campanha alviazul no Gauchão 2020
O Clube Esportivo possui, até então, a quarta melhor campanha do Campeonato Gaúcho de 2020, com 14 pontos somados, No segundo turno - Taça Francisco Noveletto Neto - a equipe alviazul está na 3ª colocação do grupo B com seis pontos conquistados. Em oito partidas disputadas, foram quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, com destaque para o 100% de aproveitamento dentro do Montanha dos Vinhedos..
Neste momento, o Esportivo está à frente na briga pela segunda vaga à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021, uma vez que a primeira já está garantida ao Caxias, campeão do primeiro turno. Além disso, o alviazul estaria conquistando a vaga para a Copa do Brasil do próximo ano e o título do interior gaúcho.
Restam três rodadas para o término da primeira fase do returno. Caso o Gauchão 2020 seja retomado, o Esportivo enfrenta o Ypiranga, em Erechim, o Internacional, em Bento Gonçalves, e o Juventude, em Caxias do Sul.
Mín. 17° Máx. 27°