Geral Boa Notícia
DNIT estende horário de circulação na BR-470 entre Bento e Veranópolis
A partir desta sexta-feira, 25, caso não esteja chovendo, veículos poderão passar livremente das 5h30 às 19h.
24/10/2024 14h43
Por: Marcelo Dargelio
Agentes da PRF chegaram a fechar o tráfego de veículos na BR-470 no período de chuva mais forte - Foto: Divulgação

Quem precisa circular entre Veranópolis e Bento Gonçalves recebeu uma ótima notícia. A partir desta sexta-feira, 25 de outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) implementará uma mudança significativa no horário de circulação de veículos no trecho da BR-470, entre os quilômetros 185 (Belvedere do Espigão/Veranópolis) e 202 (Cainelli/Bento Gonçalves). O horário será estendido para melhorar o tráfego de veículos na rodovia em dias secos. Em caso de chuva, o sistema de comboio volta a ser realizado.

De acordo com o DNIT, a partir desta sexta-feira, 25, em dias sem chuva, o tráfego funcionará no sistema "pare e siga" com liberações programadas das 5h30 às 19h. Esta medida segue devido às obras de estreitamento da pista que vêm sendo realizadas na região logo após as enchentes e deslizamentos ocorridos no mês de maio. No entanto, em dias chuvosos, o trânsito voltará a ser controlado através do sistema de comboio.

Segundo o DNIT, em caso de precipitações superiores a 50 milímetros em um período de 24 horas, o tráfego será interrompido para garantir a segurança dos motoristas. O órgão alerta ainda que o trânsito pelo trecho fica desaconselhado em dias de chuva. A operação por comboio terá início às 6h em Bento Gonçalves e às 7h em Veranópolis, com liberações programadas alternadas entre as cidades, seguindo a cada hora. Os veículos deverão acompanhar o comboio identificado pelo DNIT, que fará o controle de liberação do tráfego.

As obras na BR-470 são parte de um esforço contínuo de recuperação da rodovia, especialmente após o impacto das chuvas e deslizamentos na Serra do Rio das Antas. Os trabalhos incluem o estreitamento de aproximadamente três quilômetros de pista e a eliminação de pontos de risco. A expectativa do DNIT é de que as obras durem cerca de dois anos, com um investimento que ultrapassa os R$ 500 milhões.

Continua após a publicidade

A operação por comboio ocorrerá nos seguintes horários:

Os motoristas que precisam atravessar a Serra devem se planejar com base nos novos horários e estar atentos às condições climáticas para evitar transtornos.

 

Continua após a publicidade