A comunidade se despede nesta quarta-feira, 23 de outubro, da professora doutora Ivanira Falcade, de 69 anos. Ela morreu nesta terça-feira, 22, e foi cremada no Memorial Crematório São José. A docente foi uma das responsáveis pelas principais indicações de procedência e denominação de origem do Vale dos Vinhedos e outras regiões da Serra Gaúcha e do Brasil.
Ivanira Falcade tinha mais de 40 anos de contribuição ao enoturismo e ao setor vitivinícola. Ela foi uma das responsáveis pelas indicações geográficas de vinhos finos tranquilos e espumantes do Vale dos Vinhedos (indicação de procedência e denominação de origem), Pinto Bandeira, Altos Montes, Monte Belo, Farroupilha e Campanha Gaúcha (indicações de procedência) e Vale do São Francisco (indicação de procedência) e Altos de Pinto Bandeira (denominação de origem), incluindo o reconhecimento da sua produção, as paisagens vitícolas e o enoturismo.
Foi uma pesquisadora inquieta e que estava sempre em busca de soluções para melhorar as regiões vitivinícolas do país. A professora era docente do primeiro curso de mestrado em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul. Também escreveu diversos livros Alunos e colegas lamentaram a partida da docente tão cedo.
Mín. 13° Máx. 29°