16°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Mestre Firmino Splendor ganha livro que conta sua trajetória no mundo do vinho

Obra “Um beija-flor no vinhedo” reconhece e homenageia o trabalho de mais de seis décadas daquele que ajudou a mudar o rumo do setor vitivinícola no Brasil

23/10/2024 às 15h30
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Autor (Irineu) e homenageado (Seu Firmino) posam para fotos com a obra literária - Foto: Jeferson Soldi/Divulgação
Autor (Irineu) e homenageado (Seu Firmino) posam para fotos com a obra literária - Foto: Jeferson Soldi/Divulgação

Um dos principais nomes da enologia no Brasil e em Bento Gonçalves recebeu uma grande homenagem em vida nesta terça-feira, 22 de outubro. O professor e enólogo Firimino Splendor recebeu um livro que conta a sua trajetória no mundo do vinho ao longo de mais de 60 anos. A obra foi escrita pelo jornalista Irineu Guarnier Filho e foi a forma que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) encontrou para reconhecer todo o empenho de Splendor ao longo dos anos ao setor vitivinícola.

Firmino Splendo é considerado por todos que habitam o mundo do vinho um mestre de várias gerações de enólogos. Ele é da primeira turma de enólogos formados na então Escola Agrotécnica Federal Juscelino Kubitschek, ainda em 1962, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professor, enotécnico, consultor, empreendedor e escritor, Splendor também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e seu primeiro presidente.

Autodidata, aprendeu sozinho francês, italiano e espanhol. Sua atuação, definitivamente, mudou os rumos da Enologia no Brasil. Em forma de reconhecimento, a ABE lança no Dia do Enólogo – 22 de outubro – a obra ‘Firmino Splendor – Um Beija-Flor no Vinhedo’, assinada pelo escritor e jornalista Irineu Guarnier Filho, uma homenagem ao ‘Mestre’, como todos os enólogos brasileiros o chamam.

Em 170 páginas, Guarnier revela uma vida de muito trabalho e devoção contada pelos ex-alunos, familiares, colegas de trabalho e de confrarias, clientes e amigos do ‘Seu Firmino’. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, assina o Prefácio que carrega o título ‘Amado Mestre’, como muitos chamam até hoje. Morari, que trabalhou com Splendor em uma vinícola, testemunha em seu texto uma das lições aprendidas com ele: “Enólogo que dorme muito na vindima, dorme pouco durante o ano”.

São13 capítulos, onde Guarnier destaca que o perfil não termina como um ponto final. Com 84 anos, o ‘Seu Firmino’, aposentado, continua em plena atividade. Sua presença nos eventos sociais ou técnicos é motivo de celebração. “Com este livro, a ABE eterniza o trabalho deste homem que não se cansa de promover o vinho onde quer que ande”, destaca o escritor.

 

Mas este release não tem a pretensão de revelar os fatos mais marcantes dessa vida dedicada ao vinho brasileiro. Quem quiser conhecer um pouco mais dessa trajetória deve degustar a obra acompanhado de uma bela taça de vinho. O livro está disponível na biblioteca da ABE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários