Geral Desmoronamentos
Plano de Redução de Riscos começa a ser implementado em Bento Gonçalves
Projeto elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) do Ministério das Cidades prevê projetos de engenharia destinados à contenção de danos.
21/10/2024 11h13 Atualizada há 1 mês
Por: Marcelo Dargelio
Em maio a cidade foi afetada por cerca de 300 deslizamentos, principalmente nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty

Como a reportagem do NB Notícias já tinha antecipado, Bento Gonçalves foi selecionada para receber o mapeamento de áreas de riscos de deslizamentos e catástrofes pelo Governo Federal ao lado de Santa Cruz do Sul, no Vale do Taquari. Os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades estarão na Capital do Vinho para iniciar os trabalhos na sexta-feira, 25 de outubro. O projeto tem como objetivo principal garantir mecanismos ao município de se prevenir de novas tragédias climáticas, como a ocorrida no mês de maio.

Na sexta-feira, 25, o grupo de técnicos visitará escolas selecionadas para promover a conscientização junto às crianças sobre os riscos e a importância de medidas preventivas para a segurança comunitária. A partir do dia 28 de outubro, geólogos do Serviço de Geologia do Brasil, juntamente com representantes da Defesa Civil, farão visitas a campo para mapear as áreas de risco em todo o município. Após esse mapeamento, serão elaborados e disponibilizados projetos de engenharia destinados à contenção de danos, que servirão de base técnica para as soluções estruturais e não estruturais previstas pelo PMRR.

O Plano pretende diagnosticar áreas de risco e propor ações para reduzir os impactos de desastres naturais. Bento Gonçalves foi o único Município da Serra selecionado pelo programa. Em maio a cidade foi afetada por cerca de 300 deslizamentos nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty, além de problemas ocasionados pela forte chuva na cidade com rompimentos de tubulações, queda de barreiras e deslizamentos em residências. Na quinta-feira (24), às 9h, no auditório do Complexo Administrativo, haverá uma reunião com os técnicos do SGB, do comitê da Prefeitura formado por Defesa Civil, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) e secretarias visando apresentar o projeto e alinhar as primeiras ações.