Saúde Alerta
Bento Gonçalves registra mais de 230 casos de sífilis em 2024
Neste sábado, das 8h às 12h, na Via del Vino, a Secretaria Municipal de Saúde estará fazendo testes gratuitos na população em sua unidade móvel.
18/10/2024 12h07
Por: Marcelo Dargelio

Bento Gonçalves tem média de um caso de sífilis registrado por dia. Somente em 2024, 231 pessoas foram infectadas pela doença até o final do mês de setembro. Para ter uma dimensão de como está a situação no município, a Secretaria Municipal de Saúde realiza testes gratuitos na Via del Vino neste sábado, 18 de outubro. 

De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, a testagem tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Pode ser transmitida através das relações sexuais sem camisinha, contato com sangue contaminado e também para o bebê durante a gestação e o parto.

Em Bento Gonçalves, conforme informações da vigilância epidemiológica, atualmente os números de casos de Sífilis em Adultos, Gestantes e Congênita, notificados até setembro de 2024 são de 231 casos. Ao longo de todo o ano de 2023, foram 331 casos de sífilis detectados na cidade. No período de 2010 a 2023 somam-se 3.416 casos. As gestantes com sífilis, somam 568 casos, correspondendo 16.6% das notificações, neste mesmo período. Na razão entre os sexos, ainda é registrado um maior número  entre as mulheres, somando 1.990 casos, correspondendo a 58% das notificações.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo o SAE/CTA, oferecem para a população os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, assim como, o medicamento e aplicação da penicilina benzatina. Da mesma forma, os insumos, como o preservativo masculino e/ou feminino, estão disponíveis para a população.

Continua após a publicidade