11°C 16°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves registra mais de 230 casos de sífilis em 2024

Neste sábado, das 8h às 12h, na Via del Vino, a Secretaria Municipal de Saúde estará fazendo testes gratuitos na população em sua unidade móvel.

18/10/2024 às 12h07
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Bento Gonçalves registra mais de 230 casos de sífilis em 2024

Bento Gonçalves tem média de um caso de sífilis registrado por dia. Somente em 2024, 231 pessoas foram infectadas pela doença até o final do mês de setembro. Para ter uma dimensão de como está a situação no município, a Secretaria Municipal de Saúde realiza testes gratuitos na Via del Vino neste sábado, 18 de outubro. 

De acordo com a Prefeitura de Bento Gonçalves, a testagem tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Pode ser transmitida através das relações sexuais sem camisinha, contato com sangue contaminado e também para o bebê durante a gestação e o parto.

Em Bento Gonçalves, conforme informações da vigilância epidemiológica, atualmente os números de casos de Sífilis em Adultos, Gestantes e Congênita, notificados até setembro de 2024 são de 231 casos. Ao longo de todo o ano de 2023, foram 331 casos de sífilis detectados na cidade. No período de 2010 a 2023 somam-se 3.416 casos. As gestantes com sífilis, somam 568 casos, correspondendo 16.6% das notificações, neste mesmo período. Na razão entre os sexos, ainda é registrado um maior número  entre as mulheres, somando 1.990 casos, correspondendo a 58% das notificações.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo o SAE/CTA, oferecem para a população os testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, assim como, o medicamento e aplicação da penicilina benzatina. Da mesma forma, os insumos, como o preservativo masculino e/ou feminino, estão disponíveis para a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários