Após conferência realizada na tarde desta terça-feira, 24, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em consenso com os presidentes dos 16 clubes que disputam a Divisão de Acesso de 2020, anunciou a suspensão da competição por tempo indeterminado. A medida se dá em razão do avanço do novo coronavírus no Brasil.
Ao longo de três horas de conversa, foram debatidas diversas questões jurídicas e desportivas. Além dos dirigentes e do presidente da FGF, Luciano Hocsman, integraram-se à reunião virtual o diretor jurídico Carlos Schneider e o advogado trabalhista Ricardo Gehling.
Sem nenhuma definição quanto ao futuro do campeonato e a resolução dos trâmites contratuais com os atletas e demais profissionais, a FGF afirmou que seguirá mantendo conversas com o SIAPERGS (Sindicato dos Atletas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul), e TRT-RS (Tribunal do Trabalho do RS) em prol de encontrar soluções em relação aos contratos.
Alguns dirigentes dos clubes, como é o caso do Veranópolis, defendem a realização da Divisão de Acesso no segundo semestre de 2020. Já outros presidentes concordam com o cancelamento do campeonato. A FGF deverá aguardar recomendações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos órgãos públicos para, em breve, definir o futuro da competição.
Nesta semana, o presidente da FGF deverá promover uma conferência com os clubes da primeira divisão do Campeonato Gaúcho para também definir os rumos da competição estadual. Devido ao calendário do futebol brasileiro, o Gauchão possivelmente não terá a mesma flexibilidade que a Divisão de Acesso na questão de datas para a realização do restante do campeonato.
Mín. 17° Máx. 27°