Entretenimento Eventos
Três dias de festa e diversão no Vieni Vivere la Vita Festival em Monte Belo do Sul
Evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na praça central da cidade.
16/10/2024 15h31
Por: Marcelo Dargelio

Um alinhamento de fatores proporciona a Monte Belo do Sul a alegria de celebrar suas três principais festas em 2024, com a realização da última delas nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Impossibilitado de ocorrer em 2023 por conta das fortes chuvas, o anual Vieni Vivere la Vita Festival entra em cena para fechar um ano já marcado por dois bem-sucedidos eventos locais: a Festa da Abertura da Vindima, realizada em janeiro, e o Polentaço, ocorrido em agosto.

Outro diferencial agrega elementos para fazer da quinta edição do Vieni Vivere la Vita um encontro especial. Voltada a celebrar a enogastronomia e a produção local de agroindústrias e artesanato, a programação terá um dia extra – são três em vez de dois dias de atividades neste ano.

Assim, quem for ao município da Serra Gaúcha terá mais tempo para aproveitar o jeito simples dessa pequena comunidade de fortes e preservados hábitos italianos. Eles estão presentes na habilidade enológica, no sabor da culinária, no sotaque de seu povo e na fé de sua gente. Não por acaso, a festa ocorre na praça central, em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, cartão-postal do município. Ali, barraquinhas com premiados vinhos e espumantes das vinícolas de Monte Belo fazem dobradinha com as delícias gastronômicas que trazem a Itália como referência, seja nos pratos típicos ou na culinária contemporânea. O serviço garante do almoço ao jantar, com exceção do primeiro dia, cuja abertura será ao vespertino. É um grande convite para sentar às mesas e apreciar a vida passar vagarosamente num lugar que mais parece saído do interior do Vêneto.

A atmosfera da cidade ajuda a deixar tudo ainda mais temático, e a italianidade também ocupa, em boa parte, a programação cultural do Vieni. Dos 17 shows, pelo menos 10 deles focam, senão integralmente, parcialmente em canções italianas que vão de folclóricas a contemporâneas – veja a relação completa abaixo. Além da valorização de artistas locais, como o histórico conjunto Ragazzi dei Monti, e regionais, como o Vocal Allegro, de Garibaldi, e Rodrigo Soltton, de Bento Gonçalves, o evento terá também um show internacional. Trata-se do Star Beatles, grupo argentino dedicado a celebrar a obra do quarteto de Liverpool.

Continua após a publicidade

Nesta edição, outro atrativo será a "Exposição de Memórias". Exposta em 'backdrops', espécie de grandes painéis, ela terá 20 banners com textos ou trechos da obra "Herança sociocultural do imigrante italiano no Rio Grande do Sul", livro mais recente do professor, historiador e ex-prefeito Leonir Olimpio Razador.

A programação artística do Vieni Vivere la Vita Festival é uma realização da Associação Comunitária dos Amigos de Monte Belo (ACAMB), com o apoio cultural do Município de Monte Belo do Sul, da Associação dos Empreendedores de Monte Belo do Sul (ASSEMB) e do Sicredi. O patrocínio é de Multimóveis, Dalmóbile e Golden Sucos. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Continua após a publicidade

Serviço

O quê: 5º Vieni Vivere la Vita Festival

Quando: dias 15 de novembro, das 17h às 23h; 16 de novembro, das 11h à meia-noite; e 17 de novembro, das 11h às 18h

Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

 

Continua após a publicidade

Programação cultural

Dia 15 de novembro, sexta

16h – Oficina Cultural

17h – Joce Sampaio Trio

19h – Vocal Allegro

21h – Banda Trebbiano

 

Continua após a publicidade

Dia 16 de novembro, sábado

11h30 – Coral Municipal Musicando Melodias

12h – Grupo de Danças Infantil Picolli Balerini

12h30 – Banda Soul Fire

14h – Grupo Vicentino

15h – Grupo de Danças Ballo D'Italia

16h – Caroline Razador (show inclusivo) e Grupo Cavatappi

18h – Banda Bandidos da Noite

20h – Star Beatles (Buenos Aires/ARG)

22 – Simon Wolf (SC)

 

Continua após a publicidade

Dia 17 de novembro, domingo

11h30 – Laura Dalmass

13h – Rodrigo Soltton

14h – Coral Infantil Alegria de Cantar e Coral Juvenil Vozes em Sintonia

15h – Ragazzi Dei Monti

16h30 – Butiá Pockets