Tecnologia Tecnologia
Black Friday: banco de dados dos clientes pode gerar impacto nas vendas
É preciso analisar a saúde do ambiente de dados, pois se algo não estiver indo bem agora, quando o processamento de informações triplicar, dificilmente o banco de dados irá suportar.
16/10/2024 14h19 Atualizada há 6 horas
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Dino

A Black Friday, que este ano acontece no dia 29 de novembro, é um dos períodos do ano de aquecimento de consumo. Segundo o Panorama do Consumo na Black Friday 2024, 52% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday, sendo o maior índice entre todas as classes. Em média 50% das pessoas começam a se preparar para a Black Friday e fazer pesquisas com um mês ou mais de antecedência.

Por mais que o dia oficial da Black Friday seja 29 de novembro, muitas promoções começam a ser trabalhadas antes. E, quando se pensa em campanhas promocionais, é comum pensar nos times de marketing e vendas, entretanto, existem alguns times que passam despercebidos pelos gestores. 

Letícia Amante, Diretora dos times de Marketing e Comercial da Dataside, explica que todos os times precisam estar alinhados de acordo com o objetivo de vendas do negócio, e isso inclui o time de DBAs, profissionais responsáveis pelo banco de dados de uma empresa. 

“Na era digital o consumidor tem voz, se ele tiver uma experiência ruim com sua marca, isso pode viralizar nas redes sociais e, para fazer a gestão de crise, vai tempo e custo. O melhor é se prevenir para que isso não aconteça e para que você ofereça a melhor experiência possível aos usuários do seu sistema, por isso o cuidado com o banco de dados é fundamental, é a base para uma campanha de vendas de sucesso”, reforça Letícia.

Continua após a publicidade

Como prevenir desastres nas vendas?

Marcio Junior, especialista em banco de dados na Dataside, explica que antes da chegada da Black Friday, é preciso analisar a saúde do ambiente de dados, pois se algo não estiver indo bem agora, quando o processamento de informações triplicar, dificilmente o banco de dados irá suportar. “Durante o planejamento e alinhamento entre os times é importante definir a estimativa de vendas e a previsão do aumento delas nesse período, pois a performance do banco de dados vai depender do aumento de sua utilização”, complementa Marcio.   

O especialista compartilhou alguns passos para prevenir desastres nas vendas durante o período de Black Friday: 

Continua após a publicidade

Para saber mais sobre como o banco de dados pode ajudar a aumentar as vendas durante a Black Friday, basta acessar www.dataside.com.br