Com o objetivo de evitar aglomerações como forma de prevenção ao novo Coronavírus, a Casa de Passagem estará fechada. Desde o sábado, 21, os acolhimentos estão sendo direcionados para o Ginásio da Madecenter, localizado na Ari Franzoloso, no bairro Ouro Verde. No local, os moradores de rua estão recebendo três refeições diárias: café, almoço e janta.
Além disso, de forma a atender as determinações de isolamento social, o acolhimento de pessoas em situação de rua se dará em um formato diferenciado. O acesso ao serviço ocorrerá espontaneamente, em que serão encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ou coercitivamente para os resistentes, com o apoio dos órgãos de segurança. "A determinação é que as pessoas permaneçam em isolamento social. Assim, como forma de proteção aos próprios usuários e a população bento-gonçalvense como um todo, as pessoas em situação de rua também ficarão. Para isso, trabalharemos a partir do diálogo e se necessário com a condução dos mesmos até o local com apoio da Guarda Civil Municipal", explica o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.
No local, os acolhidos receberão três refeições diárias e serão monitorados 24h, não podendo ausentar-se do centro de acolhimento temporário. Além disso, serão montados espaços adequados para higiene, repouso e lazer. "Adotaremos medidas de distanciamento mínimo de segurança ao contágio da doença, com relação as refeições coletivas, espaços individuais para repouso e acesso ao ambiente de lazer", pontua Virissimo.
O acompanhamento dos usuários será por setores, compostos por equipes da assistência social, saúde básica e mental e de segurança, todos equipados com proteções individuais ao coronavírus. Para os usuários que apresentarem sintomas da doença serão adotadas medidas individuais conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde.
Mín. 13° Máx. 29°