15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Chega o outono e também a queda de cabelo

Nessa época a queda pode chegar até cerca de 600 fios por dia. Entenda.

22/03/2020 às 18h59 Atualizada em 22/03/2020 às 22h17
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Acordar e ver vários fios no travesseiro, perceber a enorme quantidade de cabelo que cai durante o banho ou simplesmente constatar os fios que caíram após pentear o cabelo são situações que assustam e tiram o sono de qualquer um. Segundo a dermatologistas é normal perder de 100 a 150 fios durante o dia. Mas em algumas épocas do ano, como no outono essa queda pode ser maior e chegar até cerca de 600 fios por dia.

A queda dos fios é parte natural do ciclo de vida dos cabelos, que consiste em fases de crescimento (denominada fase anágena e tem duração de 2 a 4 anos, podendo durar até 8 anos), repouso (também chamada de fase catágena, tem duração média de 3 semanas) e queda (constitui a fase telógena, que tem duração de 3 a 4 meses).

Se você acha que está perdendo mais do que isso, fique de olho em algumas práticas comuns que costumam agredir os fios:

Chapinha e secador

Com foco no 'liso perfeito' muitas mulheres abusam do uso da chapinha e do secador e ainda esquecem de manter os cabelos devidamente hidratados. O calor pode traumatizar o folículo, região da raiz do cabelo, causando também a queda e o rompimento dos fios. Quando não for possível deixá-los de lado, a dica é usar o secador na temperatura menos quente possível, mantê-lo mais afastado dos cabelos e evitar permanecer com o secador parado em um único local do couro cabeludo.

Química

Outro agravante para a queda de cabelo são os tratamentos químicos que homens e mulheres utilizam. As tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, permanentes, entre outros, prejudicam a saúde do cabelo se não forem usados corretamente ou se forem feitos com frequência e simultaneamente.

Nesse período, a lavagem dos cabelos também merece cuidados. Para cabelos oleosos, o ideal é lavar todos os dias e quem tem o couro cabeludo seco, pode fazer o procedimento a cada dois dias. Lavar o cabelo todos os dias não traz prejuízos, mas é preciso entender o tipo certo para não errar na medida.

Água quente

Na hora de lavar é preciso estar atento à temperatura da água, pois ela pode prejudicar o seu cabelo e a sua pele. Banhos muito quentes podem causar a dermatite seborreica, a caspa, que é uma doença e deve ser tratada além do desconforto estético que a caspa causa, principalmente quando localizada no couro cabeludo e face, ela pode se tornar um agravante para a queda dos cabelos.

Automedicação

O uso de alguns medicamentos também pode ocasionar a queda de cabelo, como anticoncepcional, antidepressivo, quimioterapias e medicamentos para hipertensão. A saúde do cabelo é mais um motivo para não se automedicar. Algumas doenças também têm como sintoma a perda dos pelos, como alteração da tireoide, síndrome dos ovários policísticos, carência de vitaminas e distúrbios hormonais, além do estresse e da ansiedade.

Má alimentação

Ter uma alimentação balanceada traz benefícios para os cabelos, assim como para todo o corpo, para um desenvolvimento saudável, os cabelos precisam de ferro, zinco, entre outras vitaminas, presentes em frutas, carnes, cereais, legumes e verduras.

Procure um dermatologista se a queda estiver relacionada a algo que não seja normal!

Resultado de imagem para travesseiro cheio de cabelo



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários