15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Adora uma bijuteria mas tem alergia? Entenda

A reação costuma ser ocasionado quando a pele entra em contato com o níquel.

22/03/2020 às 18h27 Atualizada em 27/04/2020 às 19h21
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Bijuterias são adereços que complementam o visual e podem ser verdadeiros coringas. No entanto, se por uma lado essas peças contribuem para deixar as pessoas mais elegantes. Em alguns casos, as bijuterias também podem ocasionar uma reação alérgica, causando riscos à saúde e a estética.

A reação causada pelo uso da bijuteria é a dermatite de contato. Quando o níquel entra em contato com a pele, ele é absorvido pelas células de Langerhans, que estão presentes na epiderme. Em seguida, o níquel é processado e apresentado aos linfócitos T de memória. Após um período de dias, o indivíduo previamente sensibilizado entra em contato novamente com o antígeno (alérgeno) e desenvolve a dermatite de contato.

Os objetos que contam com a presença do níquel são brincos, pulseiras, colares, tornozeleiras, botões de calça jeans e pulseiras de relógio, mesmo que as peças sejam feitas de ouro ou prata, mas que tem algum acessório feito de níquel podem causar reação alérgica.

Tipos de alergia causada por bijuteria

Existem três níveis de alergia 

Fase aguda: vermelhidão, edema, vesículas (pequenas bolhas) e coceira

Fase sub-aguda: lesões exsudativas, devido ao rompimento das vesículas com formação de crostas. Aparece o eczema.

Resultado de imagem para bijuteria alergia

Fase crônica: presença de liquenificação com aspecto muito seco da pele. As principais localizações são as partes do corpo em contato com as bijuterias ou piercing: mãos, orelhas, pescoço e tronco.

Como tratar alergias causadas por bijuteria

O primeiro passo é não usar bijuterias na região afetada para que a pele possa se regenerar. Pode-se melhorar as lesões com medicações como hidratantes, anti-histamínicos, pomadas ou cremes com corticoides ou a base de tacrolimos e pimecrolimos.

A pessoa pode manifestar a alergia à bijuterias depois de adulto. Uma vez que isso acontece, ela sempre irá manifestar reações alérgicas se entrar em contato com o níquel.

Como prevenir alergia causada por bijuterias

Existem outros tipos de materiais que não causam reações alérgicas na pele, como ouro amarelo, prata, platina, aço cirúrgico, titânio, alumínio e aço inoxidável.

Também é possível aplicar um pouco de esmalte sobre a peça que terá contato com pele.

No caso de zíper, botão de calça jeans, apliques em roupas, bolsas ou em sapatos deve-se substituir por outros materiais ou encapá-los.

Você costuma ter alergia a bijuterias? Se tiver alguma dica de como usar e evitar a dermatite de contato compartilhe!
Resultado de imagem para bijuteria alergia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários