13°C 15°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Projeto equipara segurança no trabalho na saúde pública

O Senado está analisando um projeto que propõe novas regras de segurança no trabalho para os profissionais da rede pública de saúde. A proposta, de...

10/10/2024 às 08h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Condições de trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre na pandemia - Foto: SIMERS
Condições de trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre na pandemia - Foto: SIMERS

O Senado está analisando um projeto que propõe novas regras de segurança no trabalho para os profissionais da rede pública de saúde. A proposta, de autoria do senador Flavio Azevedo (PL-RN), pretende equiparar as normas de segurança aplicadas ao setor privado aos trabalhadores da saúde pública, seguindo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A matéria está em fase de análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), aguardando o recebimento de emendas, e será votada em decisão terminativa pela comissão.

O projeto ( PL 3.516/2024 ) sugere a criação de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em hospitais e unidades de saúde públicas, para garantir maior proteção contra acidentes e riscos no ambiente de trabalho, semelhante ao que ocorre no setor privado. A proposição inclui como critério a definição de "serviços de saúde" como qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, abrangendo ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde, em todos os níveis de complexidade.

O texto também estabelece que, se as regras não forem seguidas, os responsáveis estarão sujeitos a multas, conforme as normas da CLT. A fiscalização ficará a cargo da Auditoria-Fiscal do Trabalho, que já realiza esse controle no setor privado.

De acordo com o senador, o objetivo é garantir que os trabalhadores da saúde pública tenham as mesmas condições de segurança que os profissionais do setor privado. Ele defende a necessidade de uniformizar a legislação nacional para assegurar que todos os trabalhadores da saúde, seja no setor público ou privado, tenham as mesmas garantias de segurança e saúde ocupacional.

“Este projeto tem o objetivo de promover a política de saúde e segurança do trabalhador no serviço público. Como se sabe, o princípio da isonomia da Constituição Federal e o direito social à saúde determinam que, independentemente do regime de contratação, os riscos e acidentes profissionais devem ser evitados”, afirma Flavio Azevedo.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JUREMA sALLESHá 10 horas Bento Gonçalves RSQue bom, porque eu trabalho na UPA do Botafogo em BG, concursada, na recepção minhas colegas todas recebem insalubridade e eu não.
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
19°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 15°

19° Sensação
3.13km/h Vento
83% Umidade
100% (28.97mm) Chance de chuva
05h53 Nascer do sol
06h32 Pôr do sol
Sex 20° 12°
Sáb 17° 15°
Dom 23° 11°
Seg 25° 10°
Ter 25° 12°
Atualizado às 17h02
Publicidade
Publicidade