A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou nesta terça-feira (8) projeto de lei que reconhece o Reisado como manifestação da cultura nacional. O PL 2.935/2024 , do senador Rogério Carvalho (PT-SE), recebeu parecer favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, segue para a Câmara dos Deputados.
Também conhecido como Folia de Reis, o Reisado é uma manifestação popular realizada principalmente durante o ciclo natalino e no Dia de Reis (6 de janeiro), envolvendo a encenação de dramas e cantos que narram o nascimento de Jesus e a visita dos Reis Magos, com o uso de instrumentos típicos, como pandeiros, violas, tambores e sanfonas.
Para Alessandro Vieira, além de seu valor histórico e simbólico, o reisado desempenha um papel essencial na promoção da coesão social e no fortalecimento dos vínculos comunitários.
— Essa manifestação cultural é particularmente significativa no Nordeste e Sudeste do Brasil, onde se mantém viva e vibrante, envolvendo comunidades inteiras em celebrações que combinam música, dança, teatro, religiosidade e oralidade — argumentou o relator.
Mín. 13° Máx. 29°