A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destaca a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como o influenza, comum na população idosa.
Entre idosos à incidência da nova epidemia e muito maior existe a imunosenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral.
Pessoas com comorbidades são as que sofrem mais, por exemplo, diabéticos, doentes cardíacos e pulmonares. Com o coronavírus, é preciso uma atenção maior com as pessoas cujo pulmão está mais debilitado, o coronavírus é causador de complicações pulmonares.
Prevenção
Médicos geriatras orientam para que os idosos cuidem bem da saúde, mantenham-se hidratados, higienizem as mãos com frequência, evitem o contato com pessoas vindas de áreas com casos confirmados da doença e evite sair de casa, fazendo apenas em casos urgentes. Além disso, é fundamental estar em dia com o calendário de vacinação, para se proteger de múltiplas infecções.
Todos temos que ser consistentes com nossos familiares idosos informar, esclarecer e tratar com seriedade este momento de pandemia!
Mín. 15° Máx. 18°