O coronavírus é um dos temas mais comentados do momento e tem causado diversas dúvidas se tratando de alimentação, é muito difícil afirmar que existe algum alimento, dieta, nutriente ou fitoterápico que seja específico para combater um vírus, portanto, é preciso muito cuidado com as FakeNews. Mas é possível melhorar o nosso sistema imunológico para reduzir o risco desta e de outras tantas doenças relacionadas ao sistema imunológico.
Imunidade é o nome que se dá à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos. Quando ela está baixa, as pessoas ficam muito mais propensas a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.
Como fortalecer a imunidade?
Consumir todos os tipos de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, auxiliam no bom funcionamento do corpo.
O inhame é um tubérculo que auxilia na limpeza do sangue e fortalece os gânglios linfáticos. Eles são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
Vegetais de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores.
Alimentos amarelos e laranjas são ricos em vitamina C, betacaroteno e luteína que agem no sistema nervoso e influenciam diretamente no sistema linfático. Por exemplo, ameixa, pimentão, laranja, cenoura, mamão etc.
O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o sistema imune. Isso porque ele altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias.
Se você percebeu que sua imunidade anda baixa, uma ótima pedida é ajustar a alimentação. Isso porque os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico.
Mín. 15° Máx. 18°