A Justiça Eleitoral negou o pedido de impugnação feito pela coligação Do Jeito de Bento e liberou a pesquisa dos candidatos a prefeito de Bento Gonçalves encomendada pelo NB Notícias. A juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, magistrada responsável pela sentença, e o Ministério Público não encontraram irregularidades no levantamento e indeferiram o pedido da coligação. Vale lembrar que, durante a realização da pesquisa, simpatizantes da coligação que representa os candidatos Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli disseminaram nas redes sociais informações falsas de que a pesquisa seria fraudulenta.
Todas as argumentações feitas pela coligação Do Jeito de Bento foram julgadas improcedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em sua decisão, a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo destacou que, em uma pesquisa feita pela própria magistrada, constatou-se a existência de diversas
representações, ajuizadas em relação a estas eleições, contra o Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião (Igape), em que houve o indeferimento da liminar e/ou a improcedência da representação. Portanto, nenhuma acusação de atuação fraudulenta comprovada contra a empresa de pesquisa.
Além disso, segundo a decisão da juíza, a alegada reincidência de irregularidades em pesquisas pretéritas envolvendo a representada e
irregularidade junto à Receita Federal, bem como o argumento de que a representada estaria apoiando o candidato da oposição, não seriam capazes, se comprovados, por si sós, de ensejar irregularidade da pesquisa ora impugnada, uma vez atendidos seus requisitos.
Confira a íntegra da decisão
Loading...
Pesquisa foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro
A pesquisa eleitoral encomendada pelo NB Notícias era para ser publicada em sua edição impressa, que circulou na quinta-feira, 3 de outubro. Seria a primeira pesquisa sem intervenção de partidos políticos e que mostraria de forma real o pensamento do eleitor bento-gonçalvense. Porém, a antecipação de tutela concedida pela justiça eleitoral à coligação Do Jeito de Bento impediu que a publicação fosse realizada.
A pesquisa foi realizada nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, com margem de erro de 4,00 % e nível de confiança de 95 %. Foram coletadas 625 entrevistas. A pesquisa foi registrada sob número RS-08.111/2024 e foi realizada pelo IGAPE - Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião. Em função de tudo o que aconteceu, com as reiteradas tentativas da coligação de desacreditar o trabalho do NB Notícias, a direção do meio de comunicação decidiu não divulgar abertamente o resultado da pesquisa. Ele será realizado somente no domingo, 6 de outubro, às 17h30min, durante o programa de cobertura da apuração dos votos das eleições municipais. "Decidimos não revelar o resultado da pesquisa, mas posso afirmar que o atual prefeito Diogo Siqueira está na frente, tendo o candidato Paulo Caleffi como seu principal perseguidor e em segundo lugar. Será que sabendo disso, os simpatizantes da coligação continuarão dizendo que nossa pesquisa é fraudulenta? Amanhã (domingo) vamos mostrar todos os dados e comprovar que o trabalho realizado pelo NB não tem nada de fraudulento e tinha sim o único objetivo de apresentar a primeira pesquisa que realmente mostraria a realidade do pensamento dos bento-gonçalvenses. Vamos seguir trabalhando para mudar esse pensamento arcaico de políticos que pensam que podem definir o pensamento de uma cidade da maneira que eles querem", destacou o diretor do NB Notícias, Marcelo Dargelio.