Política Eleições 2024
Marca do NB é usada nas redes sociais com o objetivo de enganar eleitores
Publicação com logo do NB está sendo utilizada em informação falsa, após pedido de impugnação de pesquisa eleitoral feita pela chapa dos candidatos Diogo e Amarildo.
04/10/2024 18h27 Atualizada há 2 meses
Por: Marcelo Dargelio
Esta montagem que está circulando nas redes sociais foi feita com o objetivo de engar o eleitor

O NB Notícias está sendo alvo de ataques em redes sociais com o objetivo de enganar eleitores em Bento Gonçalves. Informação sobre uma pesquisa eleitoral, encomendada pelo NB, e impugnada pela justiça a pedido Coligação Do Jeito de Bento, composta pelos candidatos Diogo Siqueira e Amarildo Lucatelli, circula em diversos grupos de Whatsapp. A atitude usa de forma ilegal o logo da empresa de comunicação, atribuindo informações falsas ao NB.

Mesmo sem ter os dados da pesquisa, a publicação fala em fraude no levantamento, algo que não foi apontado em decisão da Justiça Eleitoral. Por falta de tempo hábil, não foi feito o recurso da decisão judicial que, entre outras coisas, apontava o candidato Diogo Siqueira, como primeiro colocado no levantamento. Os dados não serão divulgados, por impedimento judicial.

A jornalista Mônica Rachele, apresentadora e ligada à Coligação Do Jeito de Bento, foi flagrada pelo diretor do NB, Marcelo Dargelio, fazendo publicação falsa em um grupo de Whatsapp chamado Na Mira das Notícias, com o objetivo de espalhar a falsa informação de que a pesquisa encomendada pelo NB Notícias era fraudulenta. Na postagem, publicada às 16h43min, ela escreve "Essa é a sede da "empresa" de pesquisa que o NB contratou". Alguns segundos após a publicação, a jornalista apagou o comentário e a imagem publicada. O material foi printado a tempo e será utilizado em processo judicial contra a profissional. 

Apoiador da Coligação Do Jeito de Bento foi uma das pessoas que divulgou em redes sociais a falsa notícia 

 

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Uma montagem usando as logos do NB das redes sociais também foi divulgada por Diogo Filippon, em, sua rede social. Na postagem falsa, publicada em seus Stories e no Feed do Instagram, ele escreve "Que papelão" sobre o fato. Filippon é apoiador do vereador Henrique Nuncio (PSDB) e também da Coligação do Jeito de Bento. O mesmo também será acionado judicialmente para explicar de onde recebeu o material falso divulgado em sua página.

Além desses dois casos já comprovados, também foi feito um vídeo com o uso de inteligência artificial, para acusar o diretor do NB Notícias, Marcelo Dargelio Maciel, de ter contratado uma pesquisa a mando do candidato Paulo Caleffi. 

Decisão judicial não fala em fraude na pesquisa

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Decisão judicial não aponta nenhum tipo de fraude na pesquisa encomendada pelo NB Notícias

 

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A pesquisa encomendada pelo NB Notícias foi devidamente registrada na Justiça Eleitoral e seria publicada nesta quinta-feira, 3 de outubro. A empresa possui as notas fiscais e comprovantes de pagamento da contratação da pesquisa. Porém, na quarta-feira, 2 de outubro, por volta das 19h15min, cerca de 45 minutos antes do debate promovido pelo meio de comunicação, o diretor do NB Notícias recebeu a notificação da decisão judicial que atendia o pedido de impugnação da chapa Do Jeito de Bento, composta pelos candidatos Diogo Siqueira e Amarildo Lucattelli. Na decisão, em caráter liminar, a juíza Fernanda Ghiringhelli de Azevedo identificou apenas uma irregularidade, que seria relativo à certificação digital do estatístico responsável pela pesquisa, que, segundo a magistrada, não restou atendido. Como o tempo hábil para recurso já era curto, a direção do NB Notícias, optou por não recorrer da decisão judicial e não divulgar os dados da pesquisa realizada. "Vale ressaltar que o resultado da pesquisa não foi divulgado e, portanto, não há como falar em fraude, algo que não foi apontado na esfera judicial. Resolveram atacar o NB por querer apresentar uma pesquisa verdadeira e com dados que seriam abertos para toda a população ", finalizou o diretor do NB Notícias 

 

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