Região Deu ruim de novo
Polícia Civil contabiliza prisões e apreensões em operação contra a facção Os Abertos
Mais de uma dezenas de veículos foram apreendidos e pessoas foram presas em cidades gaúchas e catarinenses nesta sexta-feira, 4.
04/10/2024 16h02
Por: Marcelo Dargelio
Em Bento Gonçalves

O delegado Tiago Baldin, titular da Delegacia de Polícia de Veranópolis, divulgou um balanço parcial da Operação Rota 470 - Fase 2, que combate um esquema de lavagem de dinheiro montado pela facção criminosa Os Abertos na região. Dezenas de veículos, armas e celulares foram apreendidos. Pelo menos duas pessoas foram presas. 

A operação realizada nesta sexta-feira, 4, serviu para a obtenção de mais elementos probatórios contra 59 pessoas investigadas. Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão domiciliar, 46 mandados de busca e apreensão de veículos (em um valor aproximado de R$3 milhões) e o bloqueio de 59 contas (entre pessoas físicas e jurídicas) totalizando um valor de R$8.700.717,83 (oito milhões, setecentos mil e setecentos e dezessete reais e oitenta e três centavos). A intenção era descapitalizar a facção criminosa, apreendendo e bloqueando seus diversos ativos.  
O delegado considerou o desfecho da ação exitoso, dado, especialmente ao cumprimento dos comandos judiciais de bloqueio de contas bancárias e todo e qualquer ativo financeiro vinculado à organização criminosa, bem como a apreensão de valores em espécie, aparelhos eletrônicos, telefones celulares, diversos veículos e vasta documentação que aponta para transações suspeitas e já reveladas para a lavagem de dinheiro oriundo de crimes de tráfico de drogas, golpes e extorsões por meios eletrônicos. "Todo o material apreendido será confrontado com a prova já formada para conclusão final das investigações, prejudicando o financiamento dos delinquentes que atuam em comunhão de esforços e com hierarquia determinada a comandar delitos em nossa região", finalizou o delegado.

O resumo da Operação Rota 470 - Fase 2: 

* Vista Alegre do Prata/RS: uma prisão em flagrante delito por duas armas de fogo, uma camioneta e uma moto apreendidas.
* Nova Prata/RS: telefones, documentos e um veículo apreendido.
* Nova Bassano/RS: documentos apreendidos.
* Passo Fundo/RS: telefone celular.
* Xangrilá/RS: uma máquina de cartão.
* Veranópolis/RS: 3 automóveis, documentos s e telefones.
* Bento Gonçalves/RS: 3 carros, documentos, eletrônicos, telefones.
* Farroupilha/RS: uma prisão em flagrante delito por posse ilegal de arma de fogo, um veículo, documentos e telefone.
* Caxias do Sul/RS: telefones, documentos, uma motocicleta, cinco automóveis.
* Garibaldi/RS: 3 motocicletas e 3 carros apreendidos.
* São Bernardino/SC: telefone e documentos diveros.
* Florianópolis/SC: uma pistola calibre .380, telefones, um veículo e inúmeros documentos vinculados ao ramo imobiliário.

Continua após a publicidade