15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Coronavírus: unhas longas, anéis e esmaltes se possível devem ser evitados

Os médicos e especialistas afirmam que a melhor maneira de prevenir a doença é lavar bem as mãos, diversas vezes ao dia e usar o álcool gel.

17/03/2020 às 11h36 Atualizada em 17/03/2020 às 11h39
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Porém, não basta apenas manter as mãos limpas. O ideal é evitar unhas longas, anéis, pulseiras e até esmaltes. Para começar, é importante tirar anel e aliança para lavar as mãos. Se puder ficar um período sem usar acessórios nos pulsos e dedos, melhor ainda. Além disso, é fundamental manter as unhas mais curtas. Assim, você evita que bactérias se alojem nas unhas.

Os médicos também sugerem que as mulheres evitem o uso de esmalte nessa época, mas se usar, quando começar a sair é preciso retirar tudo porque o craquelado vira ambiente acolhedor para microorganismos.

Evitando anéis e esmaltes, mantendo as unhas curtas e lavando sempre as mãos, você estará se protegendo contra o coronavírus. Uma boa lavagem deve ser feita com sabão, lavando palma e dorso, entre os dedos e esfregando o dedão e a ponta dos dedos na palma. Todo esse processo, se bem feito, demora em torno de 20 segundos. Depois de enxaguar o ideal é não encostar em nada, nem na torneira, nem na porta.

Atenção especial para a higienização das mãos antes das refeições, sempre que utilizar o banheiro e sempre que encostar em superfície suja (como apoios no transporte público, moedas e notas de dinheiro etc).

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) ressaltam que lavar as mãos ajuda a proteger contra uma em cada três doenças que causam diarreias e uma em cada cinco infecções respiratórias.

Álcool gel

O álcool gel é apontado pelas autoridades sanitárias do Brasil e dos EUA como alternativa à lavagem das mãos, apenas para momentos em que não houver água e sabonete.

O CDC destaca que o álcool gel pode não funcionar quando as mãos estão muito sujas ou oleosas.

Além disso, o álcool puro não se mostra tão eficaz como antibacteriano. Por isso, recomenda-se uma solução que contenha entre 60% e 95% de álcool, a que é normalmente vendida nas farmácias e supermercados.

Ficou comprovado que o álcool gel é capaz de inativar coronavírus como o SARS-CoV e o MERS-CoV, da mesma família do vírus que provoca a epidemia atual. 

Para aplicar o álcool gel, coloque uma quantidade equivalente a uma colher de chá na palma de uma das mãos e esfregue as duas, embaixo e em cima, incluindo os dedos e pulsos; aguarde secar.

Resultado de imagem para lavar as mãoes usar alcool gel

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários