Geral Fazenda
Portal Finanças Públicas do Estado, usado por mais de 40 mil servidores, tem nova versão lançada
Como parte das celebrações do mês do servidor, foi lançada nesta quarta-feira (2/10) a nova versão do portal Finanças Públicas do Estado, batizada ...
02/10/2024 16h06
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS

Como parte das celebrações do mês do servidor, foi lançada nesta quarta-feira (2/10) a nova versão do portal Finanças Públicas do Estado, batizada de FPE 2. A apresentação do sistema remodelado e com funcionalidades inéditas ocorreu em evento híbrido promovido pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e realizado no auditório do Palácio do Ministério Público. A modernização, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), tem como foco melhorar a experiência do usuário e garantir maior eficiência e agilidade aos processos, tornando o portal mais prático, atual e seguro.

O FPE é um sistema de tecnologia da informação com 40 mil usuários ativos que permite o gerenciamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil da despesa e da receita do Estado. Visa à diminuição de custos e ao incremento na eficácia e eficiência, além da transparência na gestão dos recursos públicos. Tem cerca de 40 sistemas integrados, sendo utilizado pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

O contador e auditor-geral do Estado, Carlos Geminiano Rocha Rodrigues, destacou que, com o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, o sistema apresenta novidades que vão facilitar o dia a dia do servidor que utiliza o FPE. “Esse processo de modernização e simplificação é uma busca constante e que, sem dúvidas, gera frutos positivos para a vida daqueles que operam os sistemas e para a população, que é beneficiada com uma administração pública ágil e eficiente”, afirmou.

As inovações foram detalhadas pela chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), Silvia Lauer, que explicou que o FPE2 permitirá uma migração gradual e suave entre o atual e o novo sistema. “O servidor encontrará o melhor dos dois mundos: um sistema mais prático e moderno, sem perder as funcionalidades que ele já conhece. O novo portal surgiu para suprir a necessidade de atualização do FPE, que existe há 20 anos e sofria com defasagens já esperadas para um sistema lançado em 2003”, explicou.

Continua após a publicidade

A relevância da parceria entre Contadoria e Auditoria-Geral e Tesouro para a execução do trabalho foi ressaltada pelo adjunto da Cage para Assuntos de Gestão e Relações Institucionais, Antônio Carlos Kehrwald. “O Portal FPE é o maior sistema do Estado e da Procergs em dados. É nesse sistema que todas as despesas são executadas. Na saúde, na segurança, no pagamento da conta da luz dos órgãos públicos. Toda a gestão e o registro dos pagamentos ficam no FPE", lembrou. "Deixar essa ferramenta mais segura e tecnológica colabora para a execução dos serviços que mantem a máquina pública funcionando.”

“Esperamos que o esforço resulte na otimização e qualificação do trabalho de todos que utilizam o FPE na rotina diária. Afinal, todos os órgãos do Estado serão beneficiados com as facilidades previstas – entre elas, a possibilidade de realizar diversas ações de forma simultânea com várias abas disponíveis”, explicou osubsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Cristiano Martyniak de Lima.

O Estado teve seu primeiro sistema financeiro, orçamentário e contábil, o AFE, em 1981. Em 1994, ocorreu a primeira atualização tecnológica com a migração para o AFE II. Em 2003, foi implantado o primeiro módulo do sistema FPE, o Orçamento e, desde então, houve uma crescente em relação a módulos, funcionalidades e integrações com outros sistemas.

Continua após a publicidade

Novidades

Agora será possível personalizar e favoritar por módulo, menu e objeto. Assim os usuários poderão acessar de maneira prática as ações que mais utiliza.

Semelhante à experiência com navegadores de internet, o sistema passa a permitir que os usuários abram e gerenciem múltiplos objetos em diferentes abas, ou seja, será possível realizar diversas ações de forma simultânea.

Com essa atualização, o servidor também poderá pesquisar o que deseja nos menus utilizando palavras-chaves, ganhando em agilidade e produtividade.

A visualização dos avisos ficou mais clara e de fácil compreensão. E será possível pesquisar no quadro de comunicados, encontrando todos eles em uma mesma página.

Seguindo uma tendência de mercado, o usuário poderá escolher o tema visual do seu FPE. A visualização poderá ser feita em tela clara ou escura, o que garante maior conforto visual para quem passa horas em frente ao computador.

Além disso, o FPE passa a ser um site responsivo, ou seja, ele se adapta à tela de qualquer dispositivo, seja computador, celular ou tablet.

Texto: Juliane Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: Felipe Borges/Secom