A manhã desta terça-feira (1/10) foi de integração, com a recepção dos 52 novos concursados da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), aprovados no último concurso público da instituição (edital 01/2022), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). O grupo passa a ocupar vagas de níveis médio, técnico e superior, na capital e no interior do Estado.
A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, ressaltou que a fundação construiu a sua reputação baseada na credibilidade e na confiança, e que a vinda desse reforço técnico demonstra o reconhecimento e o respeito do governo do Estado com essa instituição de 34 anos de história.
“Precisamos de vocês atuantes e sensíveis em entender que somos servidores públicos e o nosso cliente é o cidadão. A eficiência do nosso trabalho está em conseguir equilibrar o desenvolvimento e o meio ambiente. Proteger a natureza é fundamental, assim como desenhar o desenvolvimento do Estado é necessário para prosperar de forma sustentável”, acrescentou Marjorie.
O evento de boas-vindas ocorreu no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), no Centro Histórico de Porto Alegre. O presidente da Fepam, Renato Chagas, que atua na área ambiental do Estado há 42 anos, destacou a importância do trabalho para a sociedade.
“Vocês chegam para recompor o quadro de funcionários, fato que vai possibilitar que a Fepam continue agindo como ela deve, executando a Política Estadual de Meio Ambiente e cumprindo o seu papel, dando retorno à sociedade gaúcha”, resumiu o presidente.
Chagas destacou que os profissionais da área técnica e da área administrativa executam um trabalho importante, sem o qual seria impossível obter êxito nas demandas da fundação. “Todos têm um papel fundamental em suas funções e a nossa eficiência, já reconhecida, só é possível com esse trabalho conjunto.”
Na sequência, o diretor administrativo, Almir Azeredo, deu as boas-vindas aos novos empregados. “Quando eu ingressei no serviço público, há 13 anos, me perguntava sobre os desafios e hoje me sinto realizado. Espero que vocês também vivam uma boa experiência e construam uma trajetória de sucesso na Fepam.”
O diretor técnico, Gabriel Ritter, adiantou que, ao longo da semana, o grupo viverá uma imersão, organizada especialmente para ambientar e apresentar os departamentos, divisões e serviços realizados pela fundação. Ele parabenizou os novos colegas e ressaltou o mérito de cada conquista. “Vocês estudaram muito para estarem aqui, estavam ansiosos, assim como nós também estávamos. Agora, cada um verá a importância que vocês terão atuando na proteção ambiental do Estado.”
A construção para que o concurso público fosse concretizado iniciou ainda em 2019. O chamamento dos concursados foi anunciado pelo governador Eduardo Leite no mês de julho, no aniversário de 25 anos da Sema. No total, o concurso oferecia 56 vagas. Neste momento, 52 foram ocupadas. Outras três vagas seguem aguardando o aceite dos convocados. Para uma vaga de nível técnico, não houve candidato aprovado.
Texto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema
Edição: Secom
Mín. 14° Máx. 25°