Todo mundo sabe que garantir a segurança pública é dever e papel do Governo do Estado. Mas, todo mundo sabe, também, que isso não acontece há vários anos. Por isso, o trabalho realizado pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) tem transformado o panorama da segurança em Bento Gonçalves. E esta transformação só é possível graças à contribuição da comunidade bento-gonçalvense.
Uma das principais formas de angariar fundos para poder colocar em prática ações em prol do bem comum é a arrecadação de doações espontâneas junto aos carnês do IPTU. Nessa modalidade de auxílio, a comunidade tem a possibilidade de contribuir com o Consepro de uma maneira simples e prática. Basta quitar a guia de R$ 15 encaminhada junto ao imposto. O boleto vence dia 27 de março. A seguir, confira cinco motivos que tornam a contribuição benéfica a todos:
Fortalecimento das forças policiais
Desde a manutenção de viaturas da Brigada Militar até a instalação do Centro de Comando Integrado, a atuação do Consepro supre demandas por vezes não alcançadas pelo poder público. Por isso, o esforço conjunto da classe empresarial e da sociedade civil simboliza um importante aporte concedido à manutenção e amplificação dos serviços prestados pelas forças policiais da cidade.
Edificação de importantes órgãos de segurança pública
A construção de sedes físicas que abrigam os órgãos responsáveis por manter a segurança pública no município é uma das principais marcas deixadas ao longo desses 30 anos de existência. A construção do prédio que hoje abriga a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em meados de 1987, a doação de mais de 100 veículos para distintas corporações municipais e os inúmeros suportes fornecidos à Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Instituto Médico Legal de Bento Gonçalves, por exemplo, compõem a lista de benfeitorias promovidas pela entidade.
Conscientização social
Uma das maiores dificuldades encontradas lá no início, na década de 1980, foi a falta de conscientização da população a respeito do trabalho desenvolvido pelo Consepro. Hoje, essa barreira foi ultrapassada, porém ainda são encontradas resistências na hora de apoiar financeiramente o órgão. Por isso, a contribuição por meio dos carnês do IPTU se tornou uma das mais eficazes formas de aproximar o cidadão do conselho – já que são mais de 70 mil carnês distribuídos, divulgando o trabalho da entidade junto a uma instância pública e conferindo ainda mais credibilidade ao trabalho realizado.
Prevenção ao uso de drogas
Atacar o problema pela raiz é preciso. Foi pensando nisso que o Consepro lançou uma campanha de conscientização da população jovem a respeito dos malefícios do uso de drogas. Após a criação de um vídeo institucional que destaca o quão importuna é a utilização dos ilícitos, a entidade promoveu, ao longo de 2019, uma série de palestras conscientizadoras em escolas municipais. A ideia, inclusive, é que o projeto seja mantido neste ano – para isso, o órgão conta com as doações da população para intensificar ainda mais o trabalho idealizado por várias mãos.
Projeção de contribuições perenes ao município
Revisitando os feitos do passado, o Consepro projeta novas conquistas. Devido à consolidação construída ao longo das décadas, é possível creditar ao conselho uma atuação constante, que não se restringe a ações pontuais, mas sim em longo prazo. Isso faz com que a assertividade nas doações seja um ponto fundamental na hora do contribuinte selecionar a validade do auxílio.
Mín. 16° Máx. 26°