17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Esportivo vence o Pelotas e se garante na elite do Gauchão

Equipe alviazul segue com 100% de aproveitamento em casa e na briga pelo título do interior gaúcho. Só uma combinação improvável de resultados tira o clube bento-gonçalvense da elite em 2021.

16/03/2020 às 01h11 Atualizada em 25/03/2020 às 14h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla/NB
Kévin Sganzerla/NB

Com ousadia e atuação consistente, o Esportivo deu sequência ao 100% de aproveitamento em casa no Gauchão 2020 ao derrotar o Pelotas pelo placar de 2 a 1, na tarde deste domingo, dia 15, no Estádio Montanha dos Vinhedos, sem a presença do torcedor. Os gols foram anotados por Flávio Torres e Emerson, de 17 anos, que atuou pela primeira vez como jogador profissional. Tadeu diminuiu para os visitantes. 

A vitória deixou o Esportivo virtualmente garantido na elite do Gauchão, e com possibilidades cada vez maiores por vaga à Série D e pelo título do interior. Apenas uma combinação muito improvável de resultados nas últimas três rodadas tira o alviazul da elite do futebol gaúcho em 2021. 

O jogo:

O técnico Carlos Moraes promoveu alterações no esquema tático e na equipe titular, optando por mudanças visando dar volume de jogo e velocidade ao setor ofensivo. Em um sistema de 4-3-3, O meia João Pedro e os atacantes Sapeka e Emerson foram as novidades no ataque no time que entrou em campo diante do Pelotas, de Luis Carlos Winck. 

Na etapa inicial de partida, as equipes protagonizaram um confronto bastante equilibrado, com leve superioridade do Esportivo. A primeira chance clara de gol foi dos donos da casa. Após cobrança de escanteio, a bola pingou na área, sobrando para Luis Eduardo, que finalizou em direção ao gol, mas a bola foi desviada com a mão por Michael: pênalti para o Esportivo. Gustavo Sapeka chamou a responsabilidade, mas o atacante parou na boa defesa do goleiro Douglas. 

O Pelotas respondeu aos 20 minutos. Juliano invadiu a área completamente livre de marcação e, na saída do goleiro, finalizou completamente errado, desperdiçando a melhor oportunidade dos visitantes no primeiro tempo. A equipe de Pelotas também chegou com perigo com Mateus Santana, que finalizou por cima do gol defendido por Renan. 

Aos 38 minutos, em cruzamento de Rômulo, a bola chegou até o lado direito com Bovi, que arrematou a gol e Douglas praticou uma boa defesa. No rebote, na pequena área, Flávio Torres só teve o trabalho de empurrar para as redes e abrir o placar da partida, 1 a 0 para o Esportivo. 


Na etapa derradeira, logo aos 4 minutos, o Esportivo ampliou a vantagem no placar. Em cobrança de falta pelo lado direito, Rômulo cruzou para encontrar Emerson que, de cabeça, encobriu o goleiro Douglas e balançou as redes pela primeira vez em sua carreira, 2 a 0. 

Após o gol, o Pelotas se jogou para o ataque para se reanimar no jogo. A pressão dos visitantes resultou na diminuição do placar aos 27 minutos do segundo tempo. Em um rápido contra-ataque do time áureo-cerúleo, Hugo cruzou rasteiro e Tadeu desviou para o gol, 2 a 1. Logo em seguida, em cobrança de falta, Tatto fez o goleiro Renan praticar uma bela defesa para salvar o Esportivo do empate. Nos minutos finais, o Pelotas insistiu na pressão, porém a equipe de Carlos Moraes soube administrar o resultado, garantindo a vitória por 2 a 1. 

Classificação e próximo jogo:

Com o resultado, o Esportivo finalizou a rodada na 3ª colocação do grupo B da Taça Francisco Noveletto com 6 pontos, um a menos que a SER Caxias, vice-líder da chave. Na classificação geral, o alviazul possui a quarta melhor campanha do Gauchão com 14 pontos conquistados. O time se manteve no topo da briga por vaga à Série D e também pelo título do interior gaúcho, com dois pontos a mais que o Ypiranga. 

Na próxima rodada, o Esportivo enfrenta o Ypiranga, em confronto direto na briga pelo título do interior. O jogo ocorre no sábado, dia 21, às 16h, no Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. 

Gauchão pode ser suspenso

Nesta segunda-feira, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) vai definir o futuro do Gauchão e da Divisão de Acesso. Na rodada deste final de semana, os jogos da elite do futebol gaúcho foram realizados com portões fechados, enquanto que, na Divisão de Acesso, os confrontos foram suspensos, tudo devido à pandemia do coronavírus. A FGF vai determinar novas medidas de acordo com o posicionamento dos órgãos de saúde do Estado.

FICHA TÉCNICA

Esportivo (2): Renan; Bovi, Cleiton, Luís Eduardo e Rômulo; Galiardo, Lucas Hulk; Emerson (Robert), João Pedro (Marcão) e Gustavo Sapeka (Caprini); Flávio Torres. Técnico: Carlos Moraes.

Pelotas (1): Douglas; Felipe, Pedrão (Tadeu), Wendel e Juliano Tatto; Felipe Guedes, Schmoller, Mateus Santana; Juliano (Jô), Talles Cunha (Jean Roberto) e Hugo Sanches. Técnico: Luiz Carlos Winck.

Gols: Flávio Torres 38’ 1T (ESP); Emerson 4’ 2T (ESP), e Tadeu 26’ 2T (PEL)

Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Maurício Silva Penna e Claiton Timm.

3ª rodada - Taça Francisco Noveletto

Aimoré 0 x 0 Juventude

Grêmio 3 x 2 São Luiz

Esportivo 2 x 1 Pelotas

Brasil de Pelotas 2 x 2 Ypiranga

Caxias 2 x 1 Novo Hamburgo 

São José 1 x 4 Internacional

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários