16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Câmara vota abertura de mais 25 vagas na GCM

Efetivo vai passar dos atuais 18 agentes para 43, ampliando ainda mais o poder de atuação da Guarda Civil nas ruas da cidade.

15/03/2020 às 13h19 Atualizada em 25/03/2020 às 14h02
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves deve ganhar um reforço expressivo de guardas ainda este ano, A Câmara de Vereadores vota nesta segunda-feira, 16, a partir das 15h, um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que cria 25 novos cargos para a categoria, com as atuais 18 já em atividade, o grupo terá 43 agentes.

Depois de passar pelo crivo dos parlamentares – caso não haja nenhum imprevisto –, a proposta avança com o chamamento dos aprovados no último concurso público, encerrado no final de 2018. Conforme previsão do edital, o certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, o que descarta a necessidade de realização de novas provas.

Após a convocação dos classificados, junto à aquisição dos equipamentos para os novos agentes, tem início o curso de formação da segunda turma, que terá 756 horas e, a exemplo do primeiro, deverá ser feito em parceria com outras instituições ligadas à segurança pública, como a Brigada Militar e a Polícia Civil. “Desde o começo, temos essa integração entre os órgãos de segurança, que tem funcionado muito bem em nossa cidade. É uma troca de experiências que demonstra que há espaço para todos trabalharem em prol da segurança. Quem ganha com isso é a comunidade, que proporcionou uma aceitação muito boa da Guarda Civil”, avalia o secretário municipal de Segurança, Diego Caetano de Souza, capitão licenciado da BM, que assumiu o posto no ano passado.

A capacitação deverá ter aproximadamente quatro meses e, após a formatura, o grupo passará pelo estágio operacional, com duração entre 30 e 45 dias. A jornada semanal para o cargo é de 40h, com vencimento básico inicial de R$ 1.600,00 acrescido do percentual de 100% de risco de vida, totalizando R$ 3.200,00.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários