O Clube Esportivo faz o seu penúltimo jogo em casa na fase classificatória do Campeonato Gaúcho de 2020 neste domingo, dia 15, diante do Pelotas, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Por conta da determinação da FGF, o confronto será realizado sem a presença do torcedor, devido à prevenção do novo coronavírus. O confronto é tratado como decisão pelo alviazul, que visa garantir os três pontos para seguir com 100% de aproveitamento em casa e permanecer na briga pela classificação e por vaga à Série D do Brasileirão.
Na rodada passada, a equipe comandada por Carlos Moraes sofreu a sua segunda derrota na temporada. De virada, o Esportivo foi superado pelo Novo Hamburgo pelo placar de 2 a 1. O alviazul ocupa a penúltima colocação da chave B do segundo turno com três pontos somados. Na classificação geral, a equipe está na 6ª posição com 11 pontos conquistados, permanecendo na frente das demais equipes que estão brigando pela segunda vaga à Série D de 2021.
O Pelotas, por sua vez, se encontra em uma situação preocupante e corre sérios riscos de rebaixamento. Com apenas cinco pontos somados até então, sendo apenas um na Taça Francisco Noveletto Neto – o segundo turno do Gauchão - a equipe comandada por Luis Carlos Winck almeja arrancar pontos fora casa para se recuperar na competição e se afastar da parte de baixo da tabela. Na classificação geral, o Áureo-Cerúleo está na 10ª colocação, com o mesmo número de pontos do penúltimo colocado Juventude.
No histórico do confronto, Esportivo e Pelotas se enfrentaram em 69 ocasiões, com 29 vitórias da equipe de Bento, 20 empates e 20 vitórias do clube de Pelotas. Na década passada, as equipes se enfrentaram em cinco confrontos, com três vitórias do alviazul e duas do time do sul do Estado. O último jogo entre as equipes foi realizado em 2017, no jogo de volta das quartas de final da Divisão de Acesso. Depois de fazer 2 a 0 em casa, o Esportivo sofreu uma derrota por 3 a 0 na Boca do Lobo e foi eliminado da competição.
Como as equipes vêm para o jogo:
Durante a semana, o Esportivo teve duas baixas no elenco, com o desligamento do atacante Tony Júnior e do zagueiro Edson Borges. Além deles, o volante Washington se machucou e também não estará disponível para o confronto diante do Pelotas. Nos últimos trabalhos coletivos, o técnico Carlos Moraes deixou algumas dúvidas do que pode ser a equipe titular. O alviazul deverá entrar em campo com Renan; Cleiton, Luis Eduardo e Gullithi; Bovi, Galiardo, Lucas Hulk, Diogo e Rômulo (Xaro); Caprini (Sapeka) e Flávio Torres.
O Pelotas terá o desfalque do centroavante Hugo Almeida, que será preservado para o clássico contra o Brasil de Pelotas, que ocorre na próxima rodada. O time de Luis Carlos Winck deverá enfrentar o Esportivo com Douglas, Felipe Chaves, Pedrão, Wendell Lomar e Tatto; Michel Schmoller, Mateus Santana, Felipe Guedes e Talles Cunha; Jô (Juliano) e Hugo Sanches.
Serviço de jogo:
Esportivo x Pelotas – 3ª rodada
Data e horário: 15/03 – 16h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
PORTÕES FECHADOS
Arbitragem: Árbitro: Leandro Vuaden; Auxiliares: Maurício Coelho Silva Penna e Claiton Timm
Transmissão: Globoesporte.com
3ª rodada - Taça Francisco Noveletto
Brasil de Pelotas x Ypiranga
Esportivo x Pelotas
Grêmio x São Luiz
São José x Internacional
Caxias x Novo Hamburgo
Aimoré x Juventude
Mín. 16° Máx. 26°