De origem italiana, o pão de alho foi criado para ser um antepasto, ou seja, uma iguaria que vem antes da refeição, mas a receita é tão saborosa que passou a ser um acompanhamento para os pratos principais e também é uma figurinha conhecida dos churrascos por aí.
O pão de alho é vendido de maneira industrializada em supermercados e açougues por todo o país, mas se a sua ideia for fazer a receita em casa, veja algumas dicas para você não errar no preparo do pão de alho, desde a escolha do pão até nos ingredientes que você pode adicionar.
Qual tipo de pão usar ?
A escolha do pão é tão importante quanto o recheio. Pão francês, baguete, ciabatta e o pão de hot dog são só algumas das opções que você tem para montar a receita. ''O tipo de pão vai da preferência de quem o faz'' , ''Como sugestão, pode ser o pão francês''. Mas além da preferência do cozinheiro, recomenda-se que o pão escolhido possa ser levado ao forno ou à churrasqueira, sem desmontar por causa do recheio ou queimar com muita facilidade.
E quais temperos?
A variedade de temperos que você pode usar no seu pão de alho é gigantesca, e você pode temperá-lo da forma que preferir, podendo adicionar sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, orégano, salsinha, manjericão, cebola e outras especiarias que preferir. Não existem restrições, o pão de alho é tão versátil que pode ser feito em diversas versões.
Pasta de alho caseira ou comprada em mercado?
Tanto o alho triturado pronto quanto aquele que você tritura em casa dão um ótimo resultado. É comum achar em mercados e açougues a pasta de alho pronta, que tira a necessidade de faze-lá em casa, porém a praticidade vem com um custo. O alho triturado em casa promove um sabor diferenciado, remete a um sabor caseiro.
Há mais uma vantagem ao fazer a pasta em casa: incluir outros ingredientes. Uma pastinha de alho triturado combinada com temperos diversos, ou até mesmo incrementada com queijo, presunto, bacon ou frango, agrada a todos os gostos.
Ingredientes adicionais
Se o pão de alho já é gostoso na sua receita tradicional, quando adicionamos ingredientes como queijo, requeijão, manteiga, linguiça, bacon, entre outros, ele pode ficar melhor ainda. Em todas as receitas, o modo de preparo é o mesmo: colocar tudo no triturador ou no liquidificador e está pronta a pasta.
Fica melhor no forno ou na brasa da churrasqueira?
Existem diversas formas de assar um pão de alho: a tradicional na grelha, no forno tradicional, no grill, na frigideira, na fogueira, entre outros. O sabor pode se diferenciar um pouco ao prepará-lo em locais diferentes, mas a versatilidade na forma de preparo vai agradar todos os paladares. A escolha no modo de assar vai da preferência do cozinheiro, que tem diversas maneiras diferentes de cozinha a iguaria.
Mín. 15° Máx. 18°