14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Governo institui comitê para impulsionar políticas energéticas sustentáveis

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), publicou o Decreto nº 57.808 , que organiza e estabelece o fu...

26/09/2024 às 16h52
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Compartilhe:
-
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), publicou o Decreto nº 57.808 , que organiza e estabelece o funcionamento do Comitê de Planejamento Energético do Rio Grande do Sul (Copergs). O objetivo é formular políticas para o setor energético, promovendo um desenvolvimento mais eficiente e competitivo, essencial para o crescimento socioeconômico do Estado.

Entre as atribuições do Copergs, destacam-se a realização de estudos sobre a matriz energética, a elaboração do balanço energético estadual, a promoção da diversificação de fontes energéticas e a proposta de políticas de parcerias com agentes do setor. O comitê contará com representantes de diversas secretarias estaduais, além da participação de empresas do setor de energia, associações e universidades nas discussões e deliberações.

Segundo a titular da Sema e presidente do Copergs, Marjorie Kauffmann, o planejamento energético é essencial para garantir a segurança no fornecimento de energia e impulsionar o crescimento industrial em um cenário competitivo. “O comitê proporciona uma visão de longo prazo, promovendo a integração entre governo, setor privado, sociedade civil e academia, atendendo às diversas necessidades do Estado”, afirma.

O diretor do Departamento de Energia da Sema, Rodrigo Huguenin, destaca a relevância da iniciativa. “Estamos em um momento significativo para o Rio Grande do Sul, que garante o alinhamento do planejamento energético com as melhores práticas, promovendo um desenvolvimento que beneficia toda a população gaúcha”, ressalta.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários